Seguidores

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Ramalhão empata e Tigre perde

Santo André e São Bernardo estrearam na elite do Campeonato Paulista sem vitória. Dos seis pontos em jogo, os representantes do Grande ABC ganharam apenas um.

De manhã, de volta ao Estádio Bruno José Daniel depois de nove meses sem competições oficiais, o Ramalhão começou atrás mas pelo menos conseguiu empatar de 1 a 1 com o Ituano.

Jogo só melhorou no segundo tempo. No primeiro, o campeão da A-2 de 2016 deixou bastante a desejar. Defensivamente, até que não comprometeu. Porém, do meio pra frente foi uma decepção.

Sem velocidade, sem criatividade, sem intensidade, sem compactação, sem verticalização, sem objetividade e com marcação muito baixa, sem pressionar a saída de bola, o Santo André encontrou um Ituano mais organizado taticamente, melhor postado  e com mais volume de jogo.

Mas chances de gol mesmo, só duas; uma de cada lado: o Ituano ameaçou com Morato cobrando falta no poste direito e o Santo André com Henan cabeceando pra fora. Pouco! Um futebol de segunda.

Na etapa complementar, no entanto, o ritmo foi outro; pelo menos não decepcionou. Ganhou em ofensividade, rapidez e intensidade. Provavelmente o técnico Toninho Cecílio tenha dado uma chacoalhada num time até então passivo, lento, preguiçoso e sem iniciativa.

Sem centralizar tanto e usando mais as beiradas do campo, o Ramalhão chegou com perigo logo aos cinco minutos com Edmilson finalizando mal após boa jogada de Eduardo Ramos pela direita.

No entanto, no minuto seguinte o Ituano fez 1 a 0: cruzamento veio da direita, Guilherme furou na tentativa de  conclusão mas deu sorte; a bola sobrou livre para o artilheiro Ronaldo abrir o placar. Coisas do destino: Ronaldo nasceu em Santo André e foi torcedor de arquibancada do clube por muito tempo.

Inicialmente o Ramalhão sentiu o gol, mas depois, pressionado pela torcida e pela desvantagem, voltou a tomar a iniciativa de atacar, o que, consequentemente, deu espaços generosos para o Ituano armar contragolpes perigosos.

Mais aberto, o jogo ganhou brilho, ousadia e riscos. O Santo André ameaçou com  Dudu aos 16, mas quase tomou o segundo gol dois minutos depois. Aos 23 o Ituano teve nova oportunidade com Ronaldo e aos 25 o Santo André  desperdiçou com o zagueiro Leonardo.

Mesmo com o Ituano mais consciente, melhor armado e  aparentemente senhor da situação, a igualdade do voluntarioso mas limitado Santo André veio aos 38 minutos:  o lateral Cicinho cruzou da direita e  David cabeceou pra baixo, sem chances para o goleiro Fabio.

Empolgado mas ainda condescendente na marcação, o Santo André esteve perto de tomar o segundo gol aos 43 minutos (Morato), mas teve grande chance de ganhar três pontos aos 49, quando outra vez Eduardo Ramos cruzou da direita, mas Claudinho finalizou errado.

À tarde, em Novo Horizonte, o São Bernardo merecia pelo menos o empate, mas acabou perdendo de 3 a 2 do Novorizontino. Edno e Valterson fizeram os gols do Tigre.



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário