Seguidores

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Quando o deboche do campeão merece a lona

Com méritos infinitamente indiscutíveis, o americano Chris Weidman é o novo campeão dos pesos médios do UFC.

Nocaute aplicado ao  brasileiro Anderson Silva, no segundo assalto, foi uma dura e merecida lição para quem abusou do deboche. Mais do que tudo, foi um soco na alma.

Campeão mundial do MMA por sete anos e após 10 disputas do cinturão,  Anderson beijou a lona porque desrespeitou o adversário.

Mais do que isso, o brasileiro afrontou o esporte, a desportividade e os próprios colegas de profissão. Antes e durante os poucos minutos em que ficou de pé. Depois, caiu como um boneco inflável.

Bem mais provocativo do que em oportunidades anteriores, o grande Anderson Silva, considerado um dos maiores lutadores do mundo, abusou e pagou caro. 

O Spider superou até mesmo seu ídolo Muhammad Ali, um dos maiores boxeadores de todos os tempos. Ali foi excepcional e ficará para a história. Quanto a Anderson, já não se sabe se o sucesso não foi meteórico.

O brasileiro esnobou, provocou, dançou, sorriu, brincou, ironizou, simulou, menosprezou ... e caiu. Como devem cair todos que se julgam sempre acima, sempre no topo. Como devem cair todos os que pisam desnecessariamente em quem está momentaneamente no degrau inferior

Anderson Silva é top e tem um legado imenso, indiscutível. Merece o respeito que não dedicou ao jovem americano. Por isso, mesmo com 38 anos de idade, deveria pensar bem antes de parar.

Ficou muito chato, muito feio. Foi uma noite inesquecível. Triste! Não é a atitude que se espera de um campeão. Deveria, isto sim, já estar pensando na revanche com o americano. Sem essa de boi fujão!

Para apagar a triste imagem de hoje e não perder seus patrocinadores, o excepcional Anderson Silva bem que poderia olhar para a  família que tanto enaltece e sentir vergonha. Perder sim, mas não assim! Como um moleque abusado que beija a lona.

Se  for mesmo determinado e vencedor, deve treinar feito um condenado a partir de hoje e voltar ao octógono com a fibra e a seriedade de um verdadeiro campeão.

Se vai perder ou ganhar são outros quinhentos, mas como homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário