Seguidores

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Azulão não toma jeito. Só gol e virada!

Por absoluta irresponsabilidade do pessoal da NET, deixei de ver a goleada do Palmeiras sobre o Figueirense e a derrota, novamente de virada, do São Caetano em Guaratinguetá.

Isto posto, não posso analisar, como gostaria, o desempenho do Azulão no 3 a 2 de ontem. Nada impede, no entanto, que, pelos números, se conclua que a situação ainda é delicada.

Como não insistir no real risco de rebaixamento se o São Caetano insiste em patinar. Insiste num futebol de falsas expectativas. Um futebol que não convence.  Uma no cravo, outra na ferradura. Continua assim!

Em 28 jogos, com 84 pontos em disputa, ganhou apenas 27. Aproveitamento de irrisórios 32,1% é fruto de apenas sete vitórias, seis empates e assustadoras 15 derrotas, com 37 gols a favor e, pasmem,  44 contra.

Por isso a desconfortável penúltima colocação, à frente apenas do ASA, que tem 23 pontos ganhos e 27,4% de "produtividade". O líder e já campeão Palmeiras tem 62 pontos ganhos e 73,8% de aproveitamento.

América de Natal ( 17º com 30 pontos ganhos) e Payssandu (18º com 29 PG) são os outros dois integrantes da zona de rebaixamento à Série C.

Atlético Goianiense (30 PG), ABC de Natal (32), Oeste e Guaratinguetá (35), Boa Esporte e Bragantino (36) estão fora, mas não fora de perigo.

Sinceramente, não sei o que acontece com o São Caetano. Pela teórica zona de corte, com boa margem de segurança, o time de Sérgio Guedes -- se é que nesse momento o técnico já não caiu -- precisaria de mais 15 pontos para não cair e talvez morrer de vez.

Como lhe restam 10 jogos, Azulão vai ter de fazer das tripas coração. Literalmente, vai ter de suar sangue ao mesmo tempo em que não pode abdicar da inteligência competitiva.

Conciliar desempenho com resultado não é fácil. Tão difícil quanto equilibrar sistemas defensivo com ofensivo e individualidades com conjunto. Tanto quanto não se abalar emocionalmente e, emparedado, virar presa fácil até de adversários bem mais limitados e de menor investimento.

Pra quem tem aproveitamento pouco superior a 30%, subir para 50% (15 pontos em 30) soa como utopia. Como tem oscilado desde o início do campeonato, fica difícil, muito difícil, acreditar.

Ainda há possibilidades de se livrar, claro, mas quem, de sã consciência,  apostaria suas fichas num time nessa situação? Parece que tudo dá errado! Não passa firmeza!

Se perder em casa do Figueirense, sábado, pode enfiar a viola no saco.

P.s: são 22h e Pintado é o novo técnico do São Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário