Seguidores

terça-feira, 4 de agosto de 2015

O Zero, a faixa e o avesso

Zero é um amigo antigo. Professor de Educação Física aposentado. Como eu. Como não tem muito o que fazer além de viajar, caminhar e se exercitar na academia do Primeiro de Maio, sobra tempo até para ler o blogdoraddi.

Porém, não nos vemos com frequência. Pelo menos comigo, o Zero sempre foi bem autêntico. Reclama, cutuca, elogia, sugere, critica e lamenta quando fico muito tempo sem escrever. Normalmente porque estou no aconchego de alguma montanha/ trilha.  Ou curtindo os netos.

E não é que hoje cedo, correndo no Parque Central, o Zero me pregou um susto:

-- E aí meu amigo... tá ficando  véio e vagabundo hein! Não escreve mais por que? Montanha, caminho, preguiça ou falta de tempo?

-- Grande Zero! Tudo bem, meu amigo? O Parque Central não é  tua praia; seu lugar é lá no Duque, hoje Celso Daniel.

-- Vim aqui só pra te cobrar. Entro no blog todo santo dia e não vejo nada de novo. Você não escreve mais? Perdeu a embocadura ou não tem mais saco pra contestar as mesmas coisas?

--  Pode ser, Zero. Tudo é muito igual. Repara que nossas reclamações são sempre as mesmas? E os caras não mudam, não reagem. Só pioram. Só roubam. Prometem mas não fazem nada. Menosprezam inteligência e testa nossa paciência

-- Então ... Tenho uma sugestão de texto: vi ali em cima, na entrada do campo, uma faixa pelo menos interessante.

-- Diz o quê?

-- Mais ou menos isso: "Nós, jogadores do Independente (?),  agradecemos o prefeito Carlos Grana e o Irineu pela manutenção do nosso campo".

-- E daí?

-- Para pra pensar cara-pálida. Parece um jacu. Você não é tão burro. Embora aposentado, cadê aquele faro jornalístico? Cadê o senso crítico?

--  Vamos por partes. Se eu me perder, recorro à prateleira, aquela tática tão desprezada pelas mulheres já elas conseguem falar sobre tudo ao mesmo tempo.

-- Essa é boa! Mulher é foda né? Nunca vi. A sua é que nem a minha? Consegue falar de tudo sem misturar, sem se perder?

-- Mais ou menos. Mas nosso assunto é o campo do parque, a faixa de agradecimento. Primeiro que o pessoal do Independência não tem de agradecer  prefeito nenhum. É obrigação do Poder Público cuidar dos campos distritais. Só entendo que a coisa anda tão preta e o caixa tão raso, no volume morto,  que todos os clubes que  têm a permissão de uso dos campos deveriam ser parceiros de fato. Colaborar com a Prefeitura não vai matar ninguém. Afinal, muitos deles pagam  até "bicho" para jogadores. Não é mesmo?

-- Raddi, sabe que você tem razão. Sei de vários times amadores de Santo André que "contratam" e pagam jogadores de Diadema, São Bernardo, São Vicente, Osasco, Guarulhos... Então, vamos ajudar os caras. Já que usam. A não ser que tudo isso tenha como compensação o velho voto de cabresto. O time usa o campo e vota no cara certo. Quase sempre errado. Que merda né?

-- Zero, há outro detalhe na faixa né. "Nosso campo". Como nosso campo? O Independência, como todos os outros, tem apenas a permissão de uso. Ninguém é dono de nada. Quer dizer, o campo é de todo cidadão andreense e deveria ser melhor utilizado por todos, inclusive o Poder Público e pela população. Deveríamos tem escolinhas de futebol e outras modalidades, como atletismo, em todos os distritais.

-- Mas o problema de tomar conta e não manter é antigo né Raddi?.

-- Certo, amigo. Há mais de três décadas dirigentes de clubes amadores se adonaram dos espaços por conta da omissão e da incompetência dos homens públicos. Poder Público que raramente faz intervenções consistentes. E agora recebem agradecimentos porque passaram a máquina pra nivelar o terrão.  O  quarentão Independência está na dele.

-- Mas quase todos os campos da cidade apresentam os mesmos problemas. Ouvi falar que  alguns ainda têm famílias morando nos vestiários. Quando não abrem um boteco ou usam para prostituição e consumo de drogas. Também alugam o que é do povo pra escolinhas de futebol privadas, de nome.

-- Zero! Zero! Me lembrei de um campo ali perto do Bruno Daniel. Acho que ainda é dividido pelos tradicionais Vasquinho e Portuguesinha. Há mais de cinco anos vejo carretas e outros veículos estacionados no espaço. Também há  propagandas em outdoors e nos muros, provavelmente sem que o destino seja o Fundo de Apoio ao Esporte Amador, se é que  ainda existe na Prefeitura inimiga do Esporte.  Será que alguém está levando por fora?

-- Como assim, professor? Tá sonhando, delirando?

--  Em terra de mensalão, petróleo, semasão e ladrão padrão FIFA, por que não distritão clubista?  Além de usar o campo, alguém deve estar a faturar uma grana nas costas de um espaço público, o que é ilegal.

-- Cara, eu não tinha pensado nisso!

-- Eu entendo; você se aposentou como professor de Educação Física. Além disso, já passou dos 60.

-- Depois dessa é melhor eu ir embora. Lá no Duque ninguém me ofende.

-- Calma Zero. É brincadeira. Afinal, não somos velhos amigos? E não é mais Duque de Caxias; é Celso Daniel.

-- Pois é, como diz a Lelê, intimidade é uma merda. Vou contar pra tua mulher que você me ofendeu. Melhor  mesmo quando você está na montanha ou naquele Caminho do Mé. Assim não te encontro.

-- Cê tá loco? Caminho da Fé! Não é do mé!

-- Tá bom! É mais fácil você subir em Agulhas Negras pra conversar com Deus do que rezar na basílica de Aparecida. Toda vez você e seus amigos tomam cerveja, mé. Não são peregrinos; são perevejas, perebrahmas, perechaças. Tudo, menos peregrino!

-- Por hoje deu. Tchau!

-- Raddi, peraí. Dá um abraço no Daniel. Por falar nele, você também vai voltar pro Diário?

-- Tá maluco? Só se for pra escrever o Confidencial acima de dois mil e quinhentos metros de altitude. Cê tá de brincadeira! Tchau!

-- Chiiii! Tô atrasado pro almoço. Minha mulher vai me fritar. Fui! Tchau!

-- Zé! Zé!

-- Fala!

-- Tua camiseta tá do avesso!

Em tempo: só hoje (12 de agosto), percebi que o agradecimento é dos jogadores do "Independente". Mais uma gafe imperdoável.  Lógico que os jogadores não têm nada a ver com a faixa. Sabem que jogam no Independência. Independência!!! Deve ser mais algum puxa-saco de um prefeito que não está nem aí para o esporte da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário