Seguidores

sábado, 16 de maio de 2015

Sai Pedro Dell' Antonia, entra Laís Elena Aranha, a dama-de-ferro do nosso basquete

Sei que muita gente vai torcer o nariz. Respeito,  mas deixo aqui uma sugestão ao pseudoprefeito e aos nobres vereadores de Santo André.

Que se inicie, agora, movimento no sentido de que o Complexo Poliesportivo Pedro Dell' Antonia passe a se chamar Laís Elena Aranha Silva.

Como político, não importa se vereador ou prefeito, adora dar ou trocar nome de ruas, praças, viadutos e outros quetais, não custa, desta vez, ser ao menos coerente.

Salvo raríssimas exceções, os caras homenageiam quem prestou algum serviço à cidade. Quando não, escolhem um parente de alguém momentaneamente no poder. Ou mesmo um cachorro, como em São Paulo.

Não estou a dizer que o político Pedro Dell' Antonia não tenha sua importância. Tanto quanto Bruno José Daniel, que dá nome ao nosso estádio municipal, hoje novamente em reforma.

No entanto, minha opinião, há muito tempo, diga-se, é que nossas praças esportivas devem homenagear esportistas, cidadãos andreenses  que-- não  importa se por adoção -- dignificaram e engrandeceram o nome da cidade.

Portanto, em nome de tudo que fez por Santo André, seu berço desde 64, Laís merece muito mais do que um banner e uma placa de prata do Poder Público ao se despedir das quadras para virar supervisora.

Prefeito Carlos Grana e a secretária de Esporte e Lazer Marta Sobral, ex-atleta de Laís, deveriam se envergonhar da "homenagem" prestada há cerca de um mês. Desrespeito à grandeza de Laís! Desrespeito ao Esporte!

O que não é novidade. Pura ingratidão! Infelizmente, para alguns, esporte é uma atividade secundária, prioridade 723. Para outros, como Laís, esporte é sinônimo de vida, prioridade zero.

Senhores, são mais de meio século a serviço de uma causa! São mais de 30 anos como técnica. Longevidade invejável.  Competência indiscutível!

Muitos títulos, inúmeras revelações e lapidações. Quantas oportunidades.. quantas inserções sociais. Um sem-número hoje cidadãs passaram pelas mãos de Laís e Arilza, fiel companheira e profissional exemplar que assume a direção a partir de agora.

Laís Elena é seu nome. Sobrenomes de registro -- nasceu em Garça, há 72 anos -- são apenas detalhes. Nada de Aranha ou Silva. Seu sobrenome é BASQUETE.

A Laís do Basquete. Simplesmente assim! Laís deve ser eternizada pelo conjunto de uma obra digna de Pablo Picasso ou Van Goghi. É a nossa dama-de-ferro.

É bem provável que nosso basquete já tivesse morrido ou vivesse no ostracismo se não existisse uma Laís para brigar, defendê-lo com tamanho amor e determinação, por tanto tempo.

Se, coerentemente,  o ginásio de Camilópolis deixou de satisfazer a família do ex-prefeito Newton Brandão ao trocar o nome para Noêmia Assumpção, por que o Dell' Antonia não pode virar Laís Aranha? Não seria justo?

Por falar em troca de nome, fica aqui mais uma sugestão: cada um na sua, sai Bruno José Daniel, entra Alberto Soares de Araújo. Sai mais um ex-prefeito, entra mais um esportista, Tulica, o maior artilheiro da bela história do Santo André.

Sai Brunão, entra Tulicão. Por que não?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário