Seguidores

sexta-feira, 24 de março de 2017

Tarde de muitos gols no Bruno Daniel?

Não sei concretamente por que, mas tenho impressão de que o torcedor que for amanhã à tarde (15h) ao  ainda sem iluminação Estádio Bruno Daniel vai ver muitos gols; pelo menos quatro.

Coisa de pitonisa, cartomante, cigana ou bola de cristal? Pode ser! Só sei que os sistemas defensivos de Santo André e Santos não têm passado segurança. Especialmente nas últimas rodadas.

Com 11 pontos ganhos, o  Santo André é o terceiro colocado do Grupo C, o do líder Palmeiras. Tanto pode ficar com a segunda vaga como ser rebaixado para a Série A-2.  Está a apenas dois pontos da Ferroviária e três do Audax, os mais ameaçados.

Já o  favorito Santos lidera o Grupo D com 16 pontos ganhos ao lado da Ponte Preta. Novorizontino, com dois pontos a menos, também briga por uma das duas vagas.

Se reprisar amanhã o futebol do empate de 3 a 3  terça-feira diante da Ponte Preta, não tenho dúvidas de que o chamado Ramalhão vai passar apertado e dificilmente escapará da derrota.

Vi o jogo in loco, ao lado dos amigos Cal, Macarrão, Luiz, Vicente e Gilmarzinho, com quem fiz o Tiro de Guerra e joguei no Juvenil do próprio Santo André sob o comando de Roberto Bonora.

Mais uma vez o Santo André foi muito complacente na marcação. Faltaram determinação e solidariedade na redução dos espaços. Sistema defensivo falhou coletiva e individualmente.

Espaço entre defesa e meio de campo era mais ocupado pelo árbitro Raphael Claus -- aquele que prejudicou o Corinthians contra a Ferroviária -- do que  pelos volantes  e meias andreenses.

Tiago Ulisses até que protegia mais os zagueiros internos inseguros e saia jogando,  mas Renato não se encontrou e os meias Fernando Neto e Serginho ficaram devendo.

Um fracasso. Mal posicionados,  lentos e nada criativos. Serginho só apareceu na bela enfiada de bola para Garré que originou o gol contra de Jeferson.  Pouco, convenhamos!

Diante de um Santos(4-3-3 ) mais forte, mais técnico, mais organizado, mais rápido, mais intenso e com DNA de ofensividade, o Santo André  não pode vacilar e se dar ao luxo de  novamente correr com o freio de mão puxado.

Só escapa de tomar gols se entender que recomposição acelerada e blocada é condição sine qua non pra quem quer restringir drasticamente as possibilidades de o adversário chegar ao gol.

Sinceramente, não sei se o bom treinador vai optar pela precaução de três volantes, um meia e dois atacantes,  se vai  preferir o equilíbrio de dois volantes,  dois meias e dois atacantes ( um de velocidade para puxar contragolpes) ou se, ousadia pura e perigosa, vai de três atacantes, com o veloz Deivid pela esquerda.

Só não pode ser  cauteloso, preguiçoso, complacente, pouco inteligente,   burocrático,  nem permissivo em excesso. Se não for mais determinado e se o goleiro Zé Carlos não praticar milagres, o time de Sérgio Soares corre  sério risco de  perder e chegar na última rodada precisando vencer o  surpreendentemente ameaçadíssimo Audax fora de casa. Empate não deixa de ser bom resultado.

Ainda não decidi se vou ao Bruno Daniel ver muitos gols  (?) ou se a  desafiadora Pedra Grande de Quatinga, em Mogi das Cruzes, será  destino deste peregrino neste sábado. Se chover é mais prudente ficar por aqui.

                                                    SÃO BERNARDO NA UTI

Mesmo  inicialmente dando a impressão de ser mais organizado e menos defensivista que o arquirrival, o São Bernardo está ainda mais ameaçado. Tem 10 pontos ganhos e é o quarto colocado do Grupo A, o do líder Corinthians.

Teoricamente, precisa de pelo mais três pontos para escapar da degola. Pega o Linense amanhã às 16h e na última rodada, dia 29,  recebe o instável São Paulo no Primeiro de Maio.

Melhor jogar para ganhar  em Lins do que deixar pra se salvar contra um grande que faz muitos gols mas tem a pior defesa do campeonato.  Detalhe é que o Linense  briga pela segunda vaga do Grupo  B, liderado pelo São Paulo. Osso duro hein!

Resta ao Tigre brigar pra sair da UTI e deixar a  disputa da segunda vaga para Ituano e Botafogo. Já, para nós, resta torcer para Santo André e São Bernardo se manterem na elite estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário