Seguidores

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

De novo, o assunto é Santo André

Sei que nem todos leitores e pseudo pauteiros do blogdoraddi entendem quando o assunto recorrente é Santo André. Porém, no momento, não há como fugir. É o mais importante do esporte regional.

O espaço poderia ser ocupado novamente pelos Jogos Abertos, evento sobre o qual voltarei a falar ainda nesta semana. Se o computador ajudar! Também haveria lugar para o São Caetano de uma missão quase impossível -- voltar à elite nacional -- ou para a classificação do São Bernardo às quartas-de-final da Copa Paulista.

Até mesmo o Palestra, em situação nada fácil na Segunda Divisão Paulista, merece algumas linhas. Tanto quanto a vitória do Brasil Vôlei Clube/São Bernardo sobre o SESI na primeira final do Paulista. Estranho o jogo não ter sido no Poliesportivo. Outro evento provocou a transferência para o pequeno Baetão?!

Pois bem... vamos ao Santo André. Rodada teve vitória do Ramalhão, do Náutico e do Coritiba, empate do Sport e do Fluminense, e derrota do Botafogo. Agora, segundo o matemático Tristão Garcia, as possibilidades de o Santo André cair são de 66%, contra 68% do Náutico, 69% do Botafogo, 86% do Sport e 97% do Flu. O risco do Coritiba é de apenas 9%.

Acoplados à frieza dos números porcentuais, não se descartam jogos em casa -- pra quem só ganha com apoio da torcida --, classificação, número de vitórias, fase e adversários dos concorrentes à vaga, capacidade técnica atual, competência emocional, cartões amarelos e vermelhos, contusões e outras variantes.

No minitorneio anterior, o chutômetro raddiano previu oito pontos ganhos, com vitórias sobre Vitória e Fluminense e empates com Atlético Parananense e Barueri. O Ramalhão só cumpriu metade da tarefa, somando minguados quatro pontos. No penúltimo minitorneio, recém-iniciado, calculei empate com o Palmeiras e Corinthians, vitória diante do Grêmio e derrota para o Cruzeiro.

Vitória sobre o Verdão -- que parece amarelar desde a saída de Pierre -- compensa dois pontos perdidos na fase anterior. No entanto, pra quem insiste na linha de corte cravada nos 45 pontos, o time de Sérgio Soares ainda precisa de 13 em 21 a serem disputados. Situação continua preta, embora ainda existam esperanças. Heróis ou vilãos só serão definidos nas três últimas rodadas.

De Primeira

* Sei que chateia, mas entre a omissão e o alerta, fico com a segunda opção. Muita gente, mas muita mesmo, entrou de graça no jogo contra o Palmeiras. Está certo que o ingresso a R$ 50/25 ficou salgado, mas o limite do bom senso deve ser respeitado. Especialmente por autoridades. Não pega bem um diretor da Prefeitura de Santo André forçar a barra para colocar dois parentes pelo portão de entrada de Imprensa e autoridades. Ninguém me contou. Eu vi! Como nunca fiz isso, fico à vontade para criticar.

* Da boca pra fora, poucos se manifestam oficialmente, mas dirigentes esportivos de Santo André e São Bernardo não ficaram nada contentes com nono e quinto lugares, respectivamente, nos Jogos Abertos. A dor-de-cotovelo implica em minimizar o belo feito de São Caetano e deixa turva a visão sobre os próprios erros. Que pena! Políticos fazem escola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário