Seguidores

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O perigo do mesmo caminho

Dia 12 de agosto de 2009, em mais uma das inúmeras entrevistas ao Diario do Grande ABC, o vice-presidente da gestão empresarial do Santo André, Romualdo Magro Júnior, garantiu que o então já ameaçado Ramalhão não cairia para a Série B do Campeonato Brasileiro: " Cair? Nunca! Essa é uma nuvem passageira". No final do ano, deu no que deu!

Dia 8 de agosto de 2010, em entrevista ao seu DGABC, o presidente da Saged, Ronan Maria Pinto, garante que o ameaçado Ramalhão vai se safar:"O Santo André não vai cair. Vamos buscar a elite do futebol brasileiro". Pelo andar da carruagem -- ou da frota de ônibus? -- no final do ano o destino pode ser semelhante. O caminho é o mesmo. E perigoso!

Dentre as respostas às questões formuladas pelo jornalista Nelson Cilo, o dono do jornal garantiu que não abandona o barco, que não chuta o balde, que falta atitude a alguns jogadores, que a empresa está no vermelho, que cotas e patrocínios são insuficientes e que novas dispensas podem acontecer se o time não reagir imediatamente.

Entrevista do dono do poder -- mas não da verdade -- soa como passional, intempestiva, infantil e antiética para alguns. Para outros, foi uma atitude corajosa, no momento exato em que o grupo precisa de uma puxão de orelhas.

Fico com os primeiros. Dá a impressão de que o dono do nosso futebol escorrega como bagre ensaboado. Então, a culpa é dos jogadores? Sérgio Soares está acima de tudo? E os dirigentes, novamente, não têm culpa de nada?

Ameaçar publicamente, por meio do próprio brinquedinho -- DGABC -- é muito fácil. Uma conversa franca, de vestiário, com elenco e Comissão Técnica talvez fosse muito mais produtiva.
Não sei por que, mas ainda acredito que uma sequência de três vitórias nos próximos jogos pode colocar o ônibus na pista.

Amanhã, diante do América Mineiro, quinto colocado com nove pontos a mais -- 21 contra 12 -- o Ramalhão vai ter de apresentar, acima de tudo, controle emocional. As palavras do todo-poderoso podem botar pressão ainda maior no grupo.

Se ganhar, alguém pode até creditar à dura pública do presidente. Nada disso! É que já passou da hora de reagir. Quem for ao Bruno Daniel vai torcer pelo início da reação. Nós também. Em seguida o Santo André pega ASA (fora), Bragantino (casa), Ipatinga (F), Sport e Bahia (C) e Náutico (F). Tabela não é nenhuma sumidade de ruim.

Hoje o time de Sérgio Soares tem aproveitamento de apenas 33,3% e ocupa a décima sétima colocação, com míseros 12 pontos, frutos de econômicas três vitórias e três empates, com 20 gols a favor e 24 contra. Porcentagem está muito aquém da salvação.

Enquanto isso, o vizinho São Caetano marcha a passos firmes para atingir o G-4 que ascende à Série A. Time de Sérgio Guedes tem 21 pontos ganhos -- seis vitórias, três empates e três derrotas -- e aproveitamento de 58,3%, a apenas 2 pontos do céu. O líder Coritiba tem excepcionais 75% de aproveitamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário