Seguidores

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O perigo veste azul

A situação do Grande ABC no Campeonato Brasileiro da Série B é delicada. O Azulão é o décimo colocado e o Ramalhão é o décimo-oitavo. O risco de degola veste azul. Infelizmente!

O São Caetano caminhava a passos firmes para conquistar uma das quatro vagas à Série A de 2011. De repente -- será que foi tão de repente? --, o time desandou a não vencer e estagnou nos 31 pontos.

O aproveitamento de 47% após 22 jogos e 66 pontos disputados não garante nada à equipe. São seis pontos de distância para o quarto colocado, o América Mineiro, que tem 56,1% de aproveitamento. Também são apenas seis pontos de diferença para o Bragantino, primeiro dos quatro mais sérios candidatos ao rebaixamento, com 37,9% de aproveitamento.

Portanto, a distância entre o céu do acesso e o inferno do descenso é a mesma. A vantagem (?) é que amanhã o São Caetano recebe o Bragantino no Anacleto Campanella. Se não voltar a pisar na bola, tem tudo para conseguir bom resultado.

O técnico Sérgio Guedes caiu. Se bobear, o São Caetano, que dava pinta de time bem montado e de consistência tática, segue o mesmo caminho. Se abusar do direito de errar...

Já o Santo André está à frente apenas do América de Natal -- 19 pontos e 28,8% de aproveitamento -- e do Ipatinga -- 18 pontos e míseros 27,3% de produtividade.

Com 24 pontos ganhos e 36,4% de aproveitamento, o Ramalhão comemora 43 anos com a corda no pescoço. Precisa melhorar e reagir urgentemente para não amargar novo rebaixamento.

O adversário de hoje, no Canindé, é a imprevisível Portuguesa, nona colocada com 31 pontos e 47% de aproveitamento. Como vem de derrota, a Lusa não vai querer dar mole diante de seus fanáticos torcedores.

Jogo pode ser um divisor de águas para um Ramalhão em ebulição. Nova vitória pode tirá-lo da zona de degola. Empate não serve nas atuais circunstâncias. A não ser que Bragantino, Vila Nova e outros ameaçados percam.

Se o Santo André não vencer, escapar vai tarefa tão difícil quanto acreditar na esmagadora maioria dos candidatos nas próximas eleições. Políticos são muito semelhantes no egocentrismo, no protecionismo, no cinismo, no empreguismo familiar, no malabarismo safado, nas falcatruas e nas incompetências coletivas.

Só para lembrar: o líder é o tradicional Bahia, que já foi campeão brasileiro com Bobô e Charles. Torço para os baianos especialmente porque a dirigi-lo está um amigo riopardense, o Márcio Araújo, aquele que, como meio-campista, barrou o craque Falcão nos tempos de São Paulo.

Aproveitamento do Bahia e do Coritiba é de 60,6%, quase o dobro do nosso Ramalhão.
Ambos conquistaram 40 pontos em 22 jogos. Figueirense, com 59,1% de pontos conquistados, e América Mineiro, com 56,1, que se cuidem. Ponte Preta e Sport, principalmente, têm força, camisa e time pra chegar. Que os líderes se cuidem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário