Seguidores

sábado, 16 de abril de 2011

Caminhos do céu e da salvação

São Caetano e São Bernardo têm domingo decisivo na última rodada da fase classificatória do Campeonato Paulista. O ideal é que os dois vençam.

O Azulão para não depender de empate ou derrota de Paulista, Portuguesa e Americana. O Tigre para não precisar ficar rezando por igualdade entre Noroeste e Ituano.

O problema é como vencer. Em casa, a tarefa do bem armado mas às vezes desligado São Caetano (oitavo colocado com 26 pontos ganhos) sugere obstáculos menos consistentes diante do ameaçado Linense.

Em 15º lugar com 18 pontos ganhos, cinco vitórias e deficit de 10 gols, está na cara que o time de Lins vai jogar fechado, fazendo muitas faltas -- à moda Pintado -- e explorando contragolpes lotéricos.

Como tem muito mais time, ao São Caetano resta jogar com seriedade, velocidade, consciência e extrema atenção nos três setores. Com paciência, vai achar o caminho do gol sem tanta dificuldade porque a defesa do Linense é limitada e lenta.

Se perder a concentração e a seriedade, como diante do Santo André, o Azulão toma o gol, começa a errar passes fáceis e acaba derrotado pela falta de controle emocional.

Décimo-sexto colocado com 18 pontos ganhos, cinco vitórias e menos 14 gols, o Tigre vai ao Canindé e não tem alternativa que não jogar no erro da frágil mas tradicional Portuguesa.

Raça, sangue, suor e marcação ostentiva, do primeiro ao último minuto, são imprescindíveis para o time de Estevam Soares, psicologicamente fortalecido com a vitória no clássico diante do Santo André.

Se não voltar a apresentar a maldita instabilidade defensiva e ainda arrumar bons contraataques, concluídos com chutes bem calibrados, o São Bernardo tem plenas condições de se salvar da degola.

Tanto no Campanella quanto no Canindé, Azulão e Tigre estarão ligadíssimos nos demais resultados da rodada. A informação pode ser uma faca de dois gumes.

O São Caetano reúne méritos para ficar no céu dos oito classificados. Por menor demérito do que Ituano, Noroeste e Linense, o São Bernardo merece o caminho da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário