Seguidores

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Corínthians é favorito por 77 pontos

Embora Botafogo, Flamengo, Fluminense,São Paulo e até o Inter ainda tenham possibilidades de chegar ao título do Brasileiro, não há como negar que a disputa tende mesmo a ficar polarizada entre Corinthians e Vasco.

Hoje, o time carioca é líder com 57 pontos ganhos, 16 vitórias e saldo de 14 gols. O Timão está em segundo com 55 pontos, 16 vitórias e 13 gols de saldo. Botafogo, Flamengo, Fluminense, São Paulo e Inter vêm a seguir.

Com apenas Corinthians e Vasco na balança, a quem, de fato, cabe favoritismo? Apesar dos dois pontos de vantagem vascaina e do discurso politicamente correto de técnico e jogadores corintianos, entendo que o Corinthians tem mais condições de ser campeão.

Por quê? Porque o caminho dos comandados de Tite Fala Muito é bem menos tortuoso e problemático. Juntos, os sete adversários do Corinthians do meu amigo Lance conquistaram apenas 238 pontos no campeonato.

E olha que os cinco últimos colocados vão encarar o Timão: América Mineiro(25 pontos ganhos), Avaí (29), Atlético Paranaense (31), Ceará (32) e Atlético Mineiro (33). Os outros dois são Figueirense (8º com 47 pontos) e Palmeiras (13º com 41 pontos), no único clássico envolvendo o alvinegro de tanta gente.

Como argumentar que os adversários do Vasco não têm mais peso se, juntos, conquistaram 315 pontos. Portanto, uma diferença significativa de 77 pontos. Dá pra desprezar em nome de uma tola hipocrisia?

O Vasco vai pegar três clássicos e três paulistas, além do Avaí (19º com 29 pontos). Os adversários são fortes, alguns estão bem colocados e outros têm ao menos tradição.

O bom mas instável Botafogo é o 3º colocado com 52 pontos, contra os mesmos 52 do Flamengo e 50 do Fluminense. Outro adversário do Vasco é o São Paulo, 6º com 49. Santos (12º com 42) e Palmeiras (13º com 41) têm mais time do que os últimos colocados. Ou não?

Isto posto, como ficar afirmando que o caminho de Corinthians e Vasco tem obstáculos semelhantes? Argumento de que os times com a corda no pescoço vão fazer de tudo para não cair é válido e verdadeiro, mas discutível.

Como não reconhecer que é bem mais difícil pegar o Flamengo lutando pelo título ou pela Libertadores do que o respeitável mas desesperado Avaí brigando pra não ser rebaixado?

Tem mais peso o vexame da queda para a Segunda Divisão do que a não conquista do título ou da vaga. Nervos de ameaçados vão ficar muito mais à flor da pele. Além das limitações técnicas a bola vai pegar fogo em pés descontrolados. E a necessidade de vitória diante do Corínthians vai significar erros inevitáveis e espaços generosos.

Se o Corínthians do metódico e nem sempre corajoso Tite exagerar no respeito, vai mostrar a bunda quando se abaixar para fazer reverência. Aí, pode esquecer! Perde do América, do Avaí...

Basta jogar o que sabe e se impor, sem medo. Aliás, que eu saiba, medo não faz parte do menu de nenhum campeão. Mesmo que São Paulo e Palmeiras voltem a entregar, como no ano passado, o Corinthians tem tudo pra ser campeão. Com cuidado, mas sem tantas desculpas relacionadas ao imponderável futebol clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário