Seguidores

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

COUTO, PRATELEIRAS E AGORA HUAYNA POTOSI E CIA

 


Antes tarde do que nunca! Apenas um   breve texto. Por favor, me desculpem, mas não confundam  textinho com testículo. Linguagem chula, né? Calma! Respirem! Mesmo porque,  passo ao largo  de  rompantes grosseiros tão autoritários quanto  frágeis e suspeitos, atrelados à manjada  falácia sobre sexualidade de garanhão. Turbante imbrochável ou mais um pseudomachista falastrão  a deixar rastro de Jangadinho, o boi  fujão? Qualquer  que seja  sua preferência,  mesmo que por mim não endossada, sempre será respeitada.

Voltemos ao que interessa. Pela terceira vez, voltei ao Pico das Prateleiras. Foi dia 13 de julho, novamente ao lado do amigo Fábio Turazza e dos guias Vitor Nunes e Sadak.


Estive lá em 2002, 2010 e agora. Portanto, exatas duas décadas se passaram. Com 67 anos, juro que tive mais medo e dificuldades pra encarar o maciço. O tempo passa e não perdoa.



E olhem a  grata coincidência. No cume, sem nada combinado, encontrei o Jerônimo, guia que lá me levou há 20 anos.  Papos, lembranças e abraços. Até foto  histórica rolou.


Foram oito horas de aventura. Mais como treinamento para tentar fazer três montanhas de mais de 6 mil metros de altitude já na próxima semana, na Bolívia. Já estou no modo Huayna Potosi.  Ansiedade a mil. Com aquele friozinho na barriga que só passa quando iniciamos de fato a ascensão. Como naquela final de campeonato. Só passa quando o juiz apita pro jogo começar. Se bem que alguns fracotes travestidos de machões não se garantem em decisões. Cantam de galo, mas se borram e se livram das responsabilidades da bola num piscar de olhos. Quando não,  do cargo e  da vida.



Fizemos o circuito Couto/Prateleiras numa boa.  Mas não foi mamão com açúcar não. Assim, com o Morro do Couto,  pude completar a nona conquista entre as 12 maiores altitudes do Brasil.


Acreditem! Nem eu esperava, mas é verdade. Agora  só faltam o  Pico da Neblina (1°), o 31 de Março (2) e o icônico Monte Roraima (8). Já fiz Pico da Bandeira, Pico do Calçado, Pedra da Mina, Agulhas Negras, Pico do Cristal, Pedra do Sino de Itatiaia e Pedra do Altar. Ufa!



Os três restantes estão  sim no radar deste sessentão metido a besta. Mesmo há quase 100 dias  com problemas no ombro, na panturrilha e na lombar.  Não vou parar. Pena  que nossos pontos culminantes  fiquem tão distantes e exijam  logística de valores extratosféricos. Vamos ver.


Por hoje, na alça de mira, apesar das lesões, estão programados, agora ao lado do amigo Flávio Giudice,    3x6mil  nevados da Bolívia, em apenas seis dias. Vamos tentar Acotango (6052m), Parinacota(6342m) e Huayna Potosi (6088m). Difícil? Muuuuito! Impossível? Jamais! Não custa tentar. Mas,  desta vez, sem aclimatação adequada -- assumo o erro --,  para  conquistá-los  e abraçá-los vou precisar do incentivo,   das vibrações positivas e das orações de pelo menos duas torcidas: Coríntians e Flamengo.


Conto tudo quando voltar..se não voltar, fui porque Ele quis. Nada de lágrimas. Tome um vinho (bom) por mim. Fui embora feliz. 

Mas juro que volto. Compromisso inadiável! Promessa é dívida. Opa! Vixe!   Texto contaminado pelo momento triste e  turbulento protagonizado por quem deveria dar exemplos. Conversa  de político profissional. Com raríssimas exceções, farinha do mesmo. Ou seriam esterco do mesmo curral? Ou mesmo tribunal? Sim, ele mesmo, o Supremo. Para alguns, outro templo da vergonha nacional.


Porém, não estou em campanha eleitoral.  E entendo que mensalão e petrolão  também são frutos podres de corrupção deslavada.  De políticos destronados  tão  ultrapassados,  cínicos e nojentos quanto os empodeirados de plantão. Vide as  campanhas  medíocres e desrespeitosas de semideuses a um passo da divindade, da  "perfeição".  Pau a pau.  Mas ao rés do chão.  Um escárnio. Uma afronta  ao mérito e à inteligência do cidadão comum. 

Feliz e honestamente, pra mim,  pobre mortal, meu salário de aposentado  como professor de Educação Fisica e jornalista, de fato, é fruto saudável,  justo e suficiente de 40 anos de suor. Questão de berço!


Então, recados dados,  voltemos à terra. Afinal, meu querido neto, Victor, me espera pra bater bafo e completar o álbum com as figurinhas da Copa do Mundo. Ah, minha doce Julia pediu mais uma pedrinha do vulcão. Como não trazer?








4 comentários:

  1. Bravo 👏👏textinho que nada, longe disso né professor?! Textão e com direito a um estralo de chicote. Este é meu professor Raddi ,que em breve estará relatando a conquista boliviana das 3 montanhas. Sua garra e determinação , mais as vibrações positivas da galera resultará na conquista almejada. E o vinho do bom, você tomará enquanto completa o álbum da Copa com seu neto, .Afinal mestre, Pico da Neblina, 31 de Março e Monte Roraima te esperam .
    Boa sorte e que ELE te abençoe e te guarde sempre. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRANDE RAPHA!!! SEMPRE GENTIL E OTIMISTA..OBRIGADO PELA FORÇA. VOU TOMAR O VINHO COM VOCÊ.

      Excluir
    2. Que honra professor, tomarei com muito prazer.

      Excluir
    3. BORALÁ, CAMPEÃO...BASTA ME LIGAR APOS DIA 25/9... ESTAREI QUEBRADO, MAS FELIZ.

      Excluir