Seguidores

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Absurdo: Prefeitura de Santo André deve salários a técnicos de natação

Independentemente de quem está no comando do Esporte de Santo André, o que acontece com alguns técnicos, e talvez até atletas, vinculados à Prefeitura beira o absurdo. Uma vergonha! Mais uma, né?

Pra dizer a verdade, não me interessam nomes, sobrenomes nem partidos políticos. Defendo o Esporte. Não me preocupo se as rédeas do Departamento de Esporte estão nas mãos de Salles, Tiago, Carlinhos, Marta, Wagner, Solange, Maria, Dedé, Chicão, Laís,  Cláudia, Luiz ou Fábio.

Responsabilidade maior, se não plena, cabe a quem foi eleito como chefe do Poder Executivo. Prefeito de Santo André se chama Carlos Grana. Portanto, a responsabilidade pelo deslize moral é do senhor Carlos Grana, que, se não abrir o olho, vai ser pior que Aidan Ravin.

Afinal, quem escolheu a limitada Marta Sobral para capitanear a prometida e já descartada Secretaria de Esportes foi o prefeito.  Portanto, quem pariu o filho, que o crie de melhor maneira possível. Com o mínimo de zelo e respeito.

Garanto, com informação de fonte fidedigna, que professores/técnicos, especialmente da natação, estão sem receber há quatro meses. Que vergonha, prefeito! Seu bom salário, por acaso, está atrasado? Lógico que não!

Seu Departamento de Esportes peca pelo amadorismo, pela inexperiência, de desconhecimento de detalhes, pela omissão de atitudes, pela ausência física e pela incompetência técnica e administrativa.

Será que Marta Sobral sabe que seus professores estão sem receber? Então, por que não dá a cara a tapa e toma providência? Será que nossa ex-grande pivô sabe que na competição de Guaratinguetá técnicos e pais colocaram grana graúda do próprio bolso?

Falha também pode ser pessoal,  de caráter.  Ou a crônica limitação orçamentária.Tudo questão de responsabilidade, de comprometimento! Portanto, caro prefeito, urgem atitudes além da simples ( e talvez providencial) transferência da gestão para o Gabinete tendo a juventude como argumento principal ( e os outros?) e que não se sustenta.

Comece o conjunto de atitudes pelo pagamento imediato dos profissionais lesados. Depois, querem que os professores façam o quê? Será que meus companheiros deveriam agir à la Vampeta, que fingia que jogava enquanto o Flamengo fingia que lhe pagava?

Aí, seriam considerados maus profissionais. É triste observar, a exemplo de outras modalidades, nossa natação jogada às traças. Como se tudo fosse culpa do rombo financeiro creditado à gestão anterior, do prefeitão inimigo do Esporte.

Principalmente depois que a AD Santo André,  por direito e com absoluta coerência, deixou de encampar a natação como parceira da Prefeitura, a maionese desandou. Ninguém se mexeu com profissionalismo e agilidade.

Aparentemente, os (ir) responsáveis pelo Esporte estavam pouco se lixando com a perda. Foi quando apareceu o Aramaçan, procurado para assumir a bronca. Mesmo sem verba, emprestou o nome para que nossos nadadores não morressem afogados e participassem de competições federadas.

Mas, infelizmente,  o grande e tradicional Aramaçan não passa de simples paliativo. Apesar da boa vontade, isso faz com que a cidade perca a identidade. Assim como não deve ser duradoura a já encaminhada associação de pais de atletas da natação.

Cuidado, senhores pais! Experiência familiar nem sempre é a salvação da lavoura e já não deu certo em outras ocasiões porque muitos  se limitam a enxergar as possibilidades e os resultados do próprios filhos.

Se o rebento ficar na promessa e não brilhar, o pai-dirigente cai fora. Sem contar que qualquer problema jurídico, como um mero processo por questões salariais,  pode significar consequências nada agradáveis para a entidade.

Cuidado, também, com possível parceria com o EC Pinheiros. Opção é uma das melhores, não pode ser descartada, mas o Poder Público precisa ser cobrado a assumir e cumprir  suas obrigações.

Aí mora o perigo quando o Esporte é mera moeda de troca e marionete nas mãos de políticos despreparados. Particularmente, por enquanto não tenho motivos pra confiar no prefeito. Tanto quanto não compraria um carro usado do seu padrinho e mentor, Lula.

Só para concluir: na São Caetano líder nacional em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) a situação financeira do Esporte é ainda pior. Falta de pagamento virou rotina. Que vergonha (2) prefeito Paulo Pinheiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário