Seguidores

domingo, 4 de agosto de 2013

Azulão na ZR por falta de competência emocional

Pode parecer repetição de assunto ou visão unilateral, mas vou insistir no tema. O grande vilão da instabilidade do São Caetano na Série B do Campeonato Brasileiro é a falta de competência emocional. 

Lógico que também há  virtudes e defeitos em outras competências -- física, técnica e tática --,  mas a determinante dos  maus resultados, da inconsistência e da entrada na zona de rebaixamento é mesmo a vertente mental.

Ontem, em Juazeiro do Norte, no Ceará, o Azulão voltou a ser vítima de suas limitações emocionais. Por isso perdeu de 3 a 2 do Icasa depois de fazer 2 a 0 em 10 minutos do primeiro tempo.

Levou a virada porque, mais uma vez,  pareceu exercitar o medo de perder. Ou de não ganhar. A exemplo de outros jogos, pura insegurança no momento em que abre vantagem mas entra em parafuso para sustentá-la.

Melhor postado ( 4-3-1-2 x 4-4-2),  o time de Marcelo Veiga fez  2 a 0 com gols de Danilo Bueno e Vagner Carioca, de falta. Superior, ainda teve chances de matar o jogo no contra-ataque.

No entanto, no segundo tempo ( 3-5-2 x 4-3-3) o Azulão ficou vendo o Icasa jogar. Foi omisso e contemplativo na marcação. Tanto quanto burocrático, negligente e preguiçoso no sistema ofensivo.

Instável emocionalmente, sem confiança, o São Caetano se perdeu por completo.  Marcelo Veiga preferiu se fechar a tentar ampliar o placar  e acabou levando a virada de um time voluntarioso mas limitado.

Um Icasa que abandonou a letargia, encaixou a marcação e ousou agredir porque não tinha outra opção. Perdido por dois, perdido por 10. Foi pra cima a reagiu com méritos.

Com aproveitamento de apenas 36,1% (13 pontos em 36 disputados), Azulão ocupa a 17ª posição, à frente apenas de América-RN, Payssandu e ABC-RN. Com tais números, cairia para a Série C.

Pior é que agora o São Caetano vai  encarar três pedreiras nas próximas rodadas. Pega o líder Palmeiras e o quarto colocado Sport em casa, e depois vai a Minas Gerais enfrentar o América, sétimo colocado.

Antes, porém, além de treinar mais, deveria procurar o divã de um bom psicanalista.


SANTO ANDRÉ NO PÁREO

Jogando no Bruno Daniel, pela Série D, o Santo André obteve importante resultado ao derrotar o até então líder Juventude por 2 a 0.

Vitória na estreia do técnico Paulo Roberto deixa o Ramalhão na liderança com 10 pontos ganhos, com um jogo e um ponto a mais que o time gaúcho.

Santo André, Juventude e Marcílio Dias brigam mais diretamente pelas duas vagas do Grupo A-7 para a próxima fase. Ramalhão ainda tem dois jogos a fazer.

Subir para a Série C é a tábua de salvação para o time de Makanaki não entrar no ostracismo. Vamos torcer!



Nenhum comentário:

Postar um comentário