Seguidores

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Capital nacional do atletismo e do handebol

Só não comentei antes por absoluta falta de tempo. Nos últimos dias, as páginas do Diario do Grande ABC nos brindaram com a confirmação de duas belas notícias para o esporte regional. Nosso atletismo e nosso handebol vão ficar ainda mais fortes.

Pretenso candidato ao Governo do Estado e presidente da Fiesp, Paulo Skaf visitou o Grande ABC e anunciou a volta do atletismo de alto rendimento ao SESI de Santo André, capitaneado pelo diretor regional Sérgio Moretti.

Que maravilha! Bons tempos aqueles em que o SESI de Santo André era o bicho-papão de Jogos Abertos e Regionais, campeonatos estaduais e do Troféu Brasil, e cedia vários atletas para os Jogos Olímpicos. Entre as décadas de 70, 80 e início de 90, não tinha pra ninguém. O SESI ganhava todos os títulso possíveis.

Legal, também, que ex-atletas com potencial profissional não serão esquecidos. Pelo contrário! Quem tiver condições, será valorizado, segundo Moretti. Ainda há muita gente boa por aí, com capacidade técnica e disposição para trabalhar. É interessante que os atletas que já treinam no Bruno Daniel e o SESI, sob o comando de professores e técnicos da Prefeitura, não sejam desprezados.

Afinal, nos últimos anos nossos meninos e meninas do esporte-base tem comido o pão que o diabo amassou. O Poder Público, que nos últimos anos jamais olhou com carinho e respeito para o atletismo, bem que poderia ser parceiro do SESI na empreitada. Seríamos ainda mais fortes, sem precisar disputar Jogos Abertos e Regionais com contratações meteóricas de Minas Gerais e outros estados. Fica a sugestão!

Como São Bernardo promete reagir e São Caetano já tem vários campeões treinando na pista do Vila São José, nada mais lógico do que acreditar em evolução e na revelação de valores dentro do próprio Grande ABC. Com o atletismo brasileiro em baixa devido aos casos de doping, não há melhor oportunidade para nos assumirmos como Capital Nacional do Atletismo.

Outra sugestão, repetida, por sinal: a pista do Bruno Daniel praticamente inexiste. Precisa ser reformada, atualizada e disponibilizada de forma decente aos atletas e técnicos. Quanto aos bancos de reservas do campo de futebol, só mudaram de local por causa de exigência dos organizadores da Libertadores. Será que são mais importantes do que a pista de atletismo? Para alguns, parece que sim. Pra mim, jamais!

A outra grande notícia aportou em São Bernardo. Além de pista de atletismo, o antigo Volkswagen Clube, outrora potência poliesportiva da Região, vai receber o Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol. Noi papel, a estrutura é de fazer inveja. Tem de tudo!

Parceria de Prefeitura de São Bernardo com a Confederação Brasileira de Handebol fortalecerá ainda mais o Grande ABC como Capital Nacional da modalidade. Pode parecer ousadia, mas venho escrevendo sobre isso há algum tempo.

Como não concordar com o slogan se no masculino São Bernardo e São Caetano estão entre os quatro melhores do País e no feminino o título ficou com São Bernardo, que cedeu três jogadoras à Seleção Brasileira. Santo André não disputou a Liga Nacional por falta de grana, mas cedeu Adriana Nascimento e Rosária para a disputa do Mundial. Alguma região é mais forte?

Portanto, que 2010 chegue para o Grande ABC se sacramentar de vez como capital nacional do atletismo e do handebol. Quem sabe o vôlei e o basquete não venham na garupa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário