Seguidores

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Ode à grandeza da Serra Fina

A montanha
Ah, a montanha!
Quanta beleza, natureza
Quantos segredos
A montanha
Ah, admirável montanha!
Sobe, desce, sobe, desce...
Sol aparece, sol desaparece
A montanha
Ah, o vento gelado da montanha!
Quando quer ela congela o corpo
Mas  também aquece o coração
A montanha
Ah, que montanha!
Ela abraça, sussurra
Ela beija, dá colo, aconchego
A montanha
Ah, a montanha!
Ela sorri e também chora
Ela é da  Mantiqueira
A montanha
Ah, essa montanha!
Ela é serra, nos domina
É a  indescritível Serra Fina
A montanha
Ah, a surpreendente montanha!
Ela é bela, é fera, é fina
É mulher, é criança,  é menina
A montanha
Ah, dona montanha! Indomável!
Tu recebes e repeles
Igualmente induz e seduz
A montanha
Ah, essa montanha!
Ela é estrada, é trilha
Ela  é nascente, é toca, é lobo
A montanha
Ah, a montanha!
Riacho límpido, água rara
Travessia, magia, hipotermia
A montanha
Ah, esse mar de montanhas!
É garoa, chuva, raio e trovão.
Hora de reflexão!
A minha, a nossa montanha
De cada guia, de cada dia
Farol de luz,   garra e determinação
De respeito, companheirismo e devoção
A montanha
Ah,  "maldita" montanha!
Dá calor e carinho  apenas aos fortes
Faz correr sangue,  suor e lágrimas
A montanha
Ah,  bendita montanha!
É  cotovelo, é quartzito
É passo, é anjo, é precipício
A montanha
Ah, a montanha!
É camelo, é ombro, é corda,
É  bambu, é  livro, é cume
A montanha
Ah, minha cara senhora!
É capim elefante, cortante
É tico-tico, é beija -flor
A montanha
Ah, a montanha!
É conquista, é ouro
É o Capim Amarelo
A montanha
Ah,  que montanha!
É prosa, é verso
É concavo, é convexo
A montanha...
Meu morro dos ventos uivantes
Serra de tantos cantos e encantos!
Maracanã,  Melano, Tartarugão
A montanha
Deusa a povoar meus sonhos
Cachoeira Vermelha, Rio Claro
Vale do Ruah, Rio Verde e Cupim do Boi
A montanha
Ah, a montanha!
É  foto, é moldura, é depressão
É pôr do sol e lua cheia
A montanha
Ah, a montanha!
É Marins, é Itaguaré
É crepúsculo, laranja,  vermelho
A montanha
Ah,  montanha iluminada!
É aurora, é neblina
É Pedra da Mina
A montanha
Ah, a montanha!
Sobe, desce, cai, levanta
Vitórias, derrotas e dores momentâneas
A montanha
Ah, a montanha!
Céu, inferno, sombra,  paraíso
É hora de confessar e  ter juízo
A montanha
Ah, a montanha!
É tristeza, é decepção, é frustração
É alegria,  é  leveza, é esperança,
A montanha
Ah, a montanha!
É impotência, é paciência
É prudência, é resiliência
A montanha
Ah, a montanha!
É força, é resistência
Sabedoria,  conquista, inteligência,
A montanha
Ah, a montanha! Tu és única!
É foco, é atitude, é altitude
É sensibilidade, é parceria
A montanha
Ah, a montanha!
É loucura, é paixão
É clímax, ápice, emoção
Montanhas, pecados, sonhos...
Agulhas Negras, Pedra da Mina...
Aconcágua,   Everest
O topo do meu mundo
A montanha, a vida, os conflitos
Minha  amiga inseparável!
Com humildade e  muito respeito
À tua grandeza,  uma sincera reverência
Sinto que na montanha
Estou nos braços da paz
Se eu não voltar um dia
Simplesmente, sorria!
Nada de lágrimas
Fui  porque Ele quis
Tome um vinho por mim
Fui embora feliz

7 comentários:

  1. Tremendo poeta! Sem comentários... muita emoção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado..longe de ser poeta.Apenas um italiano que fala com as mãos e o coração.

      Excluir
  2. Belíssimo texto, sensibilidade de alma me fez lembrar da música A Montanha do Roberto Carlos.
    (...) a montanha e ficar bem mais perto de Deus e rezar(...)

    ResponderExcluir
  3. Fantástico Raddi!!! Sentimentos a flor da pele... Vem do fundo da alma... É sensibilidade, é inspiração... É o sangue correndo nas veias, é respiração... É a natureza, é vida... É DEUS então!!!

    PARABÉNS MEU AMIGO!!!

    ABRAÇÃO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu Grande Guia! Obrigado por tudo. Deus te abençoe. Sempre.

      Excluir
    2. É guia, é norte, é luz... Guto e Leo, muito obrigado.

      Excluir