Seguidores

sábado, 16 de março de 2024

Monte Roraima: depoimentos de quem brilhou nas alturas

 





Pinta de campeão

Timaço pronto pro jogo num campo de cristais



 No segundo texto da trilogia sobre a aventura ao icônico  e inóspito Monte Roraima, de 20 a 28 de fevereiro último, o caro leitor seletivo vai ler os importantes e emocionantes depoimentos pessoais de outros  integrantes do grupo  conduzido pelo ótimo guia Serge, contratado da  agência Clube Native, de Boa Vista, para nos conduzir com segurança ao topo de uma das montanhas mais antigas do planeta Terra. Uma aventura inesquecível, surreal!



Elza Colaiacovo










QUANDO O SONHO SE TORNA REALIDADE

Foi na época da faculdade que comecei a fazer trilhas. Primeiro com minha colega de república, Dani, em Trindade, de chinelo nos pés e biquini! Fui tomando gosto e aprimorando as técnicas e equipamentos. 
Há 13 anos encontrei minha cara metade, Yuri, e ele pegou gosto comigo a fazer longas caminhadas, descobrindo lugares inacessíveis por carro e, quanto mais difícil, maiores as recompensas: paisagens, fauna e flora únicas. 
Há mais de  quatro anos planejava essa viagem, quando um problema de saúde me fez cancelar, e depois a pandemia. Parecia muito distante, inatingível. 
Senti medo, questionei minha capacidade. Busquei me preparar física e mentalmente e tinha a certeza de que não dava para adiar mais.
Encontrei no blog "Rolê Família" a Clube Native e desde o primeiro contato me deixaram muito confortável e confiante. A Juliana disse: "Todos conseguem, cada um no seu passo". 
Quando o Yuri topou a viagem, em 01/01/2024, fiquei muito feliz e passei a sonhar com ela.
E foi lindo, foi maravilhoso, melhor do que eu pensava. Fisicamente, acho que estive muito bem, senti os joelhos apenas no último dia. Ganhei excelentes dicas com nossos companheiros Fila e Caramelo.  E as bolhas nos meus pés não me limitaram. 
No topo do Monte o tempo passa diferente, a paisagem tem um ar místico e permite que a imaginação vá longe.
E, mais do que isso, convivi com pessoas maravilhosas, que me ensinaram muitas coisas.
A equipe do Serge, 5 estrelas Michelin!!!!
Yuri, nem preciso dizer, a melhor coisa é ter um companheiro que realiza os seus sonhos com você!
Aprendi com Raddi que a idade não te limita a nada, te traz mais experiência e com ela você pode superar qualquer dificuldade.
Com Flávio vi que com foco e um bom preparo você pode fazer esse rolê e voltar dançando frevo, que seus joelhos aguentam.
Henrique ensinou a observar mais, ter calma em situações adversas e aproveitar o que há de melhor.
E Clarice, o que dizer dessa carioca que conquistou meu coração e entregou muita diversão?! 
Quero vocês na minha vida! 
Os melhores companheiros de viagem!

Elza Colaiacovo....





Yuri no mirante. Tepuy Kukenan ao fundo




Yuri Pitbull: "Quando surge o alviverde imponente..."





UMA JORNADA FASCINANTE


Visitar o Monte Roraima não é simplesmente uma viagem de trekking para subir uma montanha. Uma série de experiências se combinam para um momento incomparável. Desde o planejamento prévio dos equipamentos, acessórios, roupas, malas, até a logística complicada: para chegar em Roraima, atravessar a fronteira e percorrer um país que nos traz bastante desconfiança, até o início da trilha. O contato com a equipe de apoio é inexplicavelmente rico. Não são somente guias, mas sim as pessoas que fazem a Monte Roraima ser alcançável,  nos fornecendo comida, abrigo, transportando cargas e dando bons exemplos de como lidar com a natureza. Realmente, sem eles o sonho não passaria de um sonho. De fato o caminho não é fácil e exige muito de nosso condicionamento físico, preparo dos pés, pernas e articulações, além de muita resistência. O mistério do topo se revela com a paisagem única de uma das áreas mais antigas do planeta, aditivado com a imprevisibilidade do clima e uma sensação real de distanciamento de nossas vidas normais. Creio que poucos aceitariam uma semana sem qualquer conexão com internet, telefone, notícias ou mesmo sem comunicação com a família. Nesta aventura temos o prazer de compartilhar sentimentos comuns com pessoas que inicialmente são desconhecidas e em poucas horas se tornam colegas e, em alguns dias, bons amigos. Um breve texto não pode descrever o que é a experiência de subir o Monte Roraima. Privilegiados são os corajosos que encaram o desafio e podem de verdade desfrutar dessa fascinante jornada que muda a maneira que enxergamos nossas vidas. Que sorte da natureza esse lugar permanecer tão distante da humanidade destruidora! Deixo aqui meus agradecimentos à equipe do guia Serge, aos amigos Flávio, Henrique e Clarice por todo companheirismo e espírito positivo durante a viagem. Agradeço imensamente ao Raddi por nos dar o exemplo de superação e força que sempre será uma referência quando algo parecer além do nosso limite ou impossível, isso realmente marcou nossas vidas. E claro, meu reconhecimento a minha amada e empolgada esposa Elza, que me convenceu sobre esse destino e foi uma companheira nota 1000 em todos os momentos!

Yuri  Colaiacovo






Flavio, o Caramelo Montanhês












Por-do-sol dos sonhos



Amigos na Fenda





Caramelus Intelectus  plenus. Fotografa melhor sem óculos




MONTE RORAIMA: IMPACTANTE E BELO


O Monte Roraima, para mim, era apenas mais um da lista dos picos mais altos do Brasil.
Depois de alguns anos, essa expedição tornou-se realidade com o meu amigo Raddi. Confesso que não tinha uma expectativa muito alta. Era apenas “mais uma montanha”. Os sete dias de expedição começaram na entrada pela Venezuela, acampando e tomando banho nos rios e lagos, subida ao topo de um platô que surpreendeu pelo tamanho e beleza. Já havia visto várias fotos e vídeos, mas pessoalmente é muito mais impactante. Tive a companhia de pessoas maravilhosas, Henrique e Clarice, Yuri e Elza, o meu amigo Raddi (Fila Caipira), o guia Serge, Ady, os seus auxiliares e o apoio da equipe do Clube Native em Boa Vista. Tivemos bons dias de sol, e a experiência de uma chuva forte com ventos numa das noites de cume. Foi um dos mais belos lugares que já fui.

Flavio Lo  Giudice







5 comentários:

  1. Parabéns Elza Colacioloco e Flavio Lo Giudice, pelos textos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ops! Assino e corrijo. Erro meu. Elza Colaiacovo...peço desculpas

    ResponderExcluir
  3. Oiii por aqui sou o Serge!! Amigo eu também estou muito agradecido, pelo carinho e também pelo respeito por nós e pela nossa cultura!! Você é um grande exemplo de como agente tem que viver a vida,Em constante agradecimento!! Abraços amigo muito prazer conhecer você!!

    ResponderExcluir
  4. Grande Serge! Obrigado. Você é uma pessoa fantástica. Um líder de verdade. Gratidão eterna. Também aprendemos muito com vocês.

    ResponderExcluir