Seguidores

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Diário com manchete bimestral?

"Bloqueio de cancela trava Viaduto Cassaquera". Juro que fiquei estarrecido quando li a manchete do Diario do Grande ABC, hoje de manhã. Pensei tratar-se de publicação mensal ou bimestral. Porém, era mesmo um diário.

Entre o constrangimento que pode soar anti-ético e a omissão anticidadã, é melhor optar pelo primeiro. Sei que posso magoar a amiga Lola Nicolás e alguns colegas de profissão, mas não é possível! Um fato, trânsito caótico, que se dá há cerca de dois meses não pode ser requentado e guindado ao status de manchete da Primeira Página. Lamento! Preferia estar falando de coisas boas do esporte, mas...

Explico a indignação: a cerca de 45/50 dias, eu mesmo liguei para a redação do DGABC num início de noite. Afinal, acabara de passar pelo maior sufoco quando fui buscar minha filha, Maira, nutricionista na Philips, ali bem próxima da passagem de nível de Capuava.

Sem avisos e com a cancela interditada por blocos de concreto, encontrei como opção o Complexo Cassaquera, que é bom, mas, por enquanto, não passa de um viaduto. Trajeto de aproximadamente 10 minutos, até o Colégio São José, para pegar o neto, Victor, levou cerca de 45/50 minutos.

No mesmo dia, como agravante, havia uma blitz policial na Giovanni Baptista Pirelli, o que complicou ainda mais o trânsito. Inconformado, liguei para a redação do DGABC e alertei quem me atendeu -- se não me engano, de nome Sérgio. Afinal, o caos afetava o cidadão do Grande ABC. Nada mais coerente, então, que o DGABC informar e esclarecer o leitor e a população.

O jornal chegou a citar, dias depois, que o tráfego no Cassaquera havia aumentado. Mas, pra variar, não se aprofundou, não questionou as autoridades e não criticou com contundência a falta de respeito com o cidadão motorista, que, por anos a fio, utiliza aquela passagem vergonhosa e ignorada pelo Poder Público. Ali, virou um jogo de empurra.

Agora, volta como manchete e ainda sem elucidar nada. Prefeitura de Mauá e CPTM deveriam ser questionados e dar respostas minimamente sensatas há muito tempo. Pelo que sei, a cancela deixará de existir em breve.

Recapeamento asfáltico sob a responsabilidade da Prefeitura de Mauá soa como conversa fiada. A briga com a CPTM é tão antiga quanto a promessa de viaduto. E só deve ser esquecida quando o Governo do Estado interferir, por conta da extensão da Jacu-Pêssego e de outras obras complementares ao Rodoanel.

O que não pode, repito, é o DGABC embarcar nessa e transformar em manchete um fato lamentável que virou caos rotineiro sem resposta convincente de autoridades. Cadê a novidade? Cadê o impacto da notícia? Matéria pode ser muito mais abrangente, sem se limitar à superficialidade da falsa pavimentação.

De Primeira


* Por falar em falhas do DGABC, afinal, o vôlei feminino de São Bernardo ganhou a primeira ou a segunda diante de Taboão, pelo Campeonato Paulista?

* E o Santo André, hein, continua a contratar. Agora chegaram o meia Camilo e o lateral Eduardo Ratinho. O time não precisa de outro lateral-direito. Tem Cicinho e Rômulo. Talvez o meia Camilo seja mais útil, não o conheço, mas o ideal mesmo seria um atacante qualificado, matador de ofício. Esqueçam Fábio Júnior, por favor! O elenco já está inchado.

* Masters do Corinthians jogam amanhã de manhã no Aramaçan. Feras inesquecíveis, como Birobiro, Geraldão, Mauro, Nilson, Luís Fernando, Edson, Ataliba, João Paulo, Dinei e outros devem ser as principais atrações. Vou brincar no chamado "Bezinho", ao lado de Vagninho e outros amigos da bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário