Seguidores

terça-feira, 8 de março de 2011

Que Barcelona é esse?!

Não foi um baile de carnaval, mas o Barcelona voltou a dar show na Champions League. A última vítima foi o Arsenal, que no jogo de ida venceu por 2 a 1 mas hoje perdeu. Poderia ter sido cinco ou seis, mas foi 3 a 1.

Pra não fugir da regra, o primeiro tempo mostrou um domínio esmagador do Barcelona. Tanto que sua posse de bola chegou a 70% e o aluguel de meio campo foi humilhante.

Mais do que domínio, o time de Guardiola não deu espaços para o Arsenal jogar. Marcou a saída de bola deforma opressiva desde o primeiro minuto e não ofereceu sequer uma oportunidade de gol ao adversário.

Só que não teve tantas oportunidades assim de gol. Especialmente porque o Arsenal deixava apenas Van Persie à frente. Defensivamente, o time londrino chegou a se posicionar com uma linha de cinco zagueiros e uma de quatro meio-campistas.

O time espanhol só chegou ao belo gol -- cantado, e de novo com Messi e assistência de Iniesta -- nos acréscimos, mas antes o juizão deixou de dar pênalti claro sobre o argentino melhor do mundo.

Se o Arsenal abdicou do futebol ofensivo na etapa inicial, o mesmo não ocorreu na final. Tanto que saiu pro jogo franco e empatou antes dos 10 minutos. Gol contra de Busquets. Só que perdeu o irritadiço Van Persie, expulso.

Foi o bastante para o Barcelona voltar a mostrar por que é dono do melhor futebol do mundo. Acelerou e ousou ainda mais, liberando meio-campo e laterais, pressionou de forma incansável e chegou ao segundo gol aos 23 minutos com Xavi. Jogada de Iniesta e Villa.

Três minutos depois, Messi converteu pênalti sofrido por Pedro. No placar agregado (4 a 3), já dava Barcelona. Sem tanta rigidez defensiva -- o 5-3-1 foi mais maleável --, o Arsenal se soltou nas raras vezes em que recuperou a bola, mas deu espaços generosos aos contra-ataques.

Se livrou de tomar o quarto gol em três oportunidades, teve uma chance no final em falha de Adriano, mas se curvou diante de quem sempre foi superior.

Que Barcelona é esse?! Pode até não ser campeão, mas é bonito vê-lo jogar.Faz bem para o futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário