Seguidores

quarta-feira, 27 de julho de 2011

São Caetano e o medo de ganhar

Não é possível! De novo? O São Caetano vencia o forte ABC, em Natal, por 2 a 0 e acabou cedendo o empate. E olha que poderia até ter perdido. Sempre exposto, desnecessariamente, Luiz fez grandes defesas.

A exclamação -- com cheiro de decepção -- faz sentido, já que ultimamente o Azulão tem feito de maus resultados uma rotina perigosa para quem sonha com o céu mas está tão próximo do G-4 do mal, mais conhecido com inferno do rebaixamento.

Tem bom time, tem elenco forte e tem técnico com currículo respeitável, com amplas possibilidades de levar o clube de volta à elite nacional. Mas patina, patina e não sai do atoleiro. Perde tanto ponto ganho quanto o centroavante perna-de-pau perde gol feito.

O centroavante Nunes, mais falastrão e reclamão do que artilheiro, porém útil como referência ofensiva, provoca o grupo e garante que o time não tem ambição de vitória. Ontem, teve tanta ambição desnecessária e desmedida que quase perdeu. Foi burro. Faltou inteligência competitiva.

O companheiro Daniel Lima, a quem devoto muito respeito e igual gratidão, afirma que o São Caetano não sabe ganhar. Não sem razão, justifica que com 2 a 0, fora, o técnico Vadão poderia tomar mais cuidados defensivos.

Ouso entender que o problema é muito mais de competência emocional do que técnica. Comparação com o nosso vôlei feminino não seria nenhuma afronta. Perder um set na final pode levar à perda do título.

Também ouso garantir que nem sempre a frase " o medo de perder tira a vontade de ganhar" está totalmente correta. No caso, deve ser questionada.

Azulão tem amarelado. Calma! Explico: não joga mal, mas parece estar com medo de ganhar. Não sabe lidar com o placar favorável.

Tem sido um mau administrador. Despreza o pensar, a inteligência, antes de agir. A frase poderia ser: o medo de ganhar reduz drasticamente a chance de vencer.

Sugestão: que a diretoria do São Caetano traga a competente psicóloga Susy Fleury para uma palestra capaz de mexer com os brios dos pupilos de Vadão. Quem sabe a amiga de Vanderlei Luxemburgo não dê jeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário