Seguidores

sábado, 24 de novembro de 2012

A dor de uma vitória inútil

Goiás ( campeão), Criciúma, Atlético Paranaense e Vitória  são os novos integrantes da elite do futebol brasileiro.  Ao São Caetano, resta a dor de uma vitória inútil. O 2 a 1 em Campinas serviu para rebaixar o Guarani.

Com os mesmos 71 pontos ganhos de Atlético Paranaense e Vitória, o Azulão perde a vaga porque teve uma vitória a menos ( 21 a 20). Agora, não adianta chorar o leite derramado, o ponto desperdiçado.

No primeiro tempo do Brinco de Ouro  o São Caetano teve cinco bons momentos de gol: aos dois minutos com Leandrão, aos oito com Éder e aos 14, 24 e 42 com Danielzinho. Apoiado pela torcida, o  limitado e apenas esforçado Guarani chegou três vezes -- duas com Medina e uma com Klebinho.

O jogo foi franco porque o Guarani precisava vencer para não depender de tropeços de terceiros e o São Caetano só sonharia com o acesso se ganhasse. Como sobraram espaços no meio-campo e entre zagueiros e laterais, o São Caetano usou a inteligência e a velocidade para chegar com perigo. Especialmente com o rápido Danielzinho, o melhor em campo.

Pressionado por resultados adversos ( vitórias parciais de Guaratinguetá e Bragantino), o Guarani voltou para o segundo tempo mais disposto e mais ofensivo, além de liberar laterais e adiantar o meio-campo.

Porém, esbarrou na próprias limitações técnicas e na incompetência ofensiva. Tanto que ameaçou seis vezes mas falhou nas conclusões. Ao São Caetano  restou se recuperar do abalo inicial pelas vitórias parciais de Atlético e Vitória e controlar a agressividade inicial do adversário para depois contragolpear como se estivesse a passear no parque.

Como nos dois gols de Danielzinho em enfiadas perfeitas de Ailton ( substituiu o discreto Marcelo Costa com muito mais eficiência), aos 20 e aos 30 minutos. Sempre em contra-ataques, o Azulão usou a inteligência e ainda esteve por marcar em três ocasiões. Mas abusou  do preciosismo.

Mesmo vítima dos próprios nervos |( e depois desespero), com erros de passes, de posicionamento e de marcação, o Guarani chegou a empatar aos 27 minutos com Danilo Sacramento, além de chegar  com perigo em outras cinco oportunidades.

Pouco para se livrar de um rebaixamento sacramento pelo mau desempenho no terço final da Série B. Ao contrário de Bragantino e Guaratinguetá, que cresceram no final do campeonato, venceram hoje (Boa Esporte e Barueri) e se salvaram.

CRB, Ipatinga e Barueri fazem companhia ao campeão brasileiro de 78 como novos integrantes da Série C. Coisas do futebol!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário