Seguidores

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Tite é melhor, mas vão errar com Felipão

Tite não é tão experiente nem foi campeão do mundo -- ainda --, mas é superior a  Muricy Ramalho e muito, mas muito, melhor que o Luiz Felipe Scolari atual.

Repito o que já escrevi pelo menos três vezes: Felipão é passado! Tem concepções e métodos ultrapassados de futebol. Pra mim, nunca foi um grande treinador. Brilhou, de fato, quanto tinha um timaço nos tempos de Palmeiras/Parmalat.

Ah, mas ele foi campeão com a Seleção Brasileira em 2002. Nada disso merece tanto destaque pessoal! O título não teve o dedo do gaúcho boa praça mas parou no tempo  quando o assunto é tática.

Pregou a família Scolari, que só colou porque o grupo ganhou o título. Se perdesse, os brasileiros deportariam a família toda. Taticamente, nossa seleção era limitada.

Só ganhamos porque tínhamos -- como em outras copas que conquistgamos ou não --individualidades muito acima da média e em momentos excepcionais. Quem não se lembra do trio atacante com Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho? Além disso, a Seleção tinha Marcos no gol e Cafu e Roberto Carlos nas laterais. Meio-campo era mais marcador, pega-pega.

A verdade é que deram uma rasteira vergonhosa em Mano Menezes e o juizão não marcou nem falta. Tite é bem  nas competências técnica, tática e emocionais.  Conhece futebol, valoriza potenciais técnicos e gerencia recursos humanos e vaidades individuais como poucos. Nosso futuro está em Tite.

Bem diferente, também, de Muricy. Estrategicamente e em nome de compromisso a ser cumprido, ex-treinador do Fluminense e hoje no Santos declinou convite da CBF no momento em que  tudo deveria ser remontado após o fim de uma geração de prata.

Agora que Mano arrumou as peças e a pizza está pré-pronta, esperando apenas a azeitona e o manjericão, talvez o temperamental Muricy não dissesse não.  

Após rasteira em Mano Menezes, Muricy  anda ainda mais reclamão com os dirigentes santistas. Só se esquece de que na Seleção o buraco é mais embaixo e seus conhecimentos precisam ser reavaliados para não ficar pra trás. 

Tite é o mais ético, mais atualizado e mais competente, mas não será o escolhido. Merece e seria o substituto ideal de Mano Menezes após a Copa de 2014. Com ou sem título!

Felipão deve ser anunciado como técnico e Parreira como coordenador técnico. Pode até dar certo, mas experiência de Parreira seria muito mais útil ao lado de Mano ou Tite.

Se alguém pensa que ainda somos favoritos e temidos, está totalmente enganado. Somos respeitados mas não metemos medo em mais ninguém. Temos de ter a humildade para aprender com os melhores e jogar muito mais.

Não  vai ser com Felipão! Infelizmente! Ele vai errar na azeitona e no manjericão!

P.S: Andrés Sanchez dançou. Nada mais normal para o ex-diretor de Seleções passado pra trás. Achou que fazia parte do poder maior. Bobinho! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário