Seguidores

sábado, 10 de novembro de 2012

São Caetano: apatia, susto e virada

De virada, o São Caetano  venceu o Boa Esporte por 4 a 2 hoje à noite no Estádio Anacleto Campanella. Mas só ficou no sonhado G-4 de acesso à elite do futebol nacional por duas horas, já que o Atlético Paranaense foi a Arapiraca e derrotou o ASA por 3 a 2.

Com 67 pontos ganhos, o Azulão continua em quinto lugar e ainda enfrenta o Goiás em casa e o Guarani em Campinas. Com 69 pontos, 21 vitórias e saldo de 28 gols, o Atlético dorme como vice-líder. Nas duas rodadas finais, vai a Criciúma e depois tem o clássico estadual diante do Paraná.

Com os mesmos 69 pontos, 21 vitórias e saldo de 17 gols, amanhã o Vitória joga em Guaratinguetá. Líder com 71 pontos,  o Goiás  recebe o lanterna  e rebaixado Barueri disposto a garantir matematicamente a vaga. Quarto colocado com 68 pontos, o  Criciúma vai a Natal enfrentar o América.

No estranho jogo de São Caetano, o Azulão levou um susto; vítima de duas falhas  individuais, acabou tomando 2 a 0. Mesmo sem jogar bem, se recuperou, também em lances individuais, e chegou ao empate ainda na etapa inicial. Depois, fez mais dois gols, virou, se acomodou e administrou o resultado.

Soa paradoxal, mas, apesar dos seis gols, o jogo não foi bom técnica e taticamente. Nem tão emocionante como pode sugerir. Houve muitos erros técnicos e igual desorganização tática dos dois lados.

Primeiro tempo do Azulão beirou afrontar seus números no campeonato e a própria capacidade do grupo. Não é possível que um time que luta pelo acesso seja refém da preguiça, da apatia. Ficou a falsa impressão de controle emocional de quem sabe que é superior tecnicamente mas não jogou nada.

Sem Augusto Recife, suspenso e substituído pelo menos combativo Allan, o bom sistema defensivo do São Caetano, um dos melhores do campeonato, esteve à beira do caos.

Tanto que, com Moradei sobrecarregado na marcação aos meias  Radamés e Francismar, o Azulão tomou dois gols, foi ameaçado em mais dois lances e teve vários momentos falhos no posicionamento, na recomposição, na antecipação e na cobertura.

Se bem que o gol de Radamés, aos 21 minutos,  em chute de longe, foi um frango do bom goleiro Luiz, homenageado por completar  300 jogos com a camisa do clube.

No segundo gol, aos 28 minutos, a jogada começou pela esquerda, às costas do lateral Samuel Xavier, e o cruzamento de Radar encontrou Siloé sozinho (Wagner marcou a bola) para concluir sem dificuldades.

Por que o Azulão não brilhou? Porque marcou mal, cobriu mal, protegeu mal, não aproximou os três setores, deixou espaços entre meias e volantes, não criou e ainda se deu ao luxo de ser vítima de uma autossuficiência inadmissível e uma (des)organização tática amadora.

Fez, sim, dois gols ainda no primeiro tempo, mas não acordou. Ambos em jogadas individuais de Vandinho ( entrou  aos 27 minutos no lugar do lesionado Leandrão e marcou aos 31) e Danielzinho ( aos 38), as duas em cima do zagueiro Gabriel.

No segundo tempo, o São Caetano voltou menos apático ( não dava para ser mais!), liberou um pouco mais os laterais, encurtou os espaços e melhorou o posicionamento defensivo do meio-campo.

Azulão ameaçou aos 9 minutos com Samuel Xavier e aos 10 com Danielzinho, antes de marcar o terceiro gol aos 14, com Pedro Carmona cobrando pênalti sobre Vandinho. Wilson Júnior, goleiro emprestado pelo São Bernardo, nada pôde fazer.

O Boa ameaçou seis minutos depois com outro chute de fora da área de Radamés, mas tomou o quarto gol aos 26. O lateral Diego fez boa jogada pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou para Danielzinho  concluir com categoria.

Com 4 a 2, o Azulão voltou a se desinteressar pelo jogo; se acomodou. Não aproveitou os espaços nem as limitações defensivas e o cansaço do time mineiro.

Provalvelmente para não correr riscos, o técnico Ailton Silva tirou o contundido volante Allan e colocou o zagueiro Jaime Bustamante ( expulso no final). Mesmo assim, levou três sustos.

Porém, não se abalou. Talvez já estivesse pensando em torcer contra o Atlético Paranaense para assumir a quarta colocação. Não adiantou nada! Resta secar Vitória, Criciúma e Goiás amanhã para que o resultado de hoje tenha maior relevância.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário