Seguidores

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Título e decepção do ABC nos J. Abertos

O ABC voltou a triunfar nos Jogos Abertos. Menos o A, de André, já que a cidade do prefeito Inimigo do Esporte voltou a decepcionar ao ficar em quinto lugar na Segunda Divisão.

Isso mesmo! Um dos maiores campeões da história da principal competição poliesportiva do País hoje amarga o quinto lugar na Segundona paulista. Tal como no futebol.

Olimpíada caipira, recém-encerrada em Bauru ( mais de 15 mil atletas e 184 municípios participantes) apresentou a volta por cima de São Caetano, retomando o título conquistado por São Bernardo no ano passado.

Em 2011, São Caetano somou 193 pontos e ficou em sexto lugar. Neste ano,  cresceu bastante e fez 295 pontos, apenas nove a mais que a vice-campeã, São José dos Campos.

Piracicaba ficou em terceiro lugar com um ponto a mais que São Bernardo ( 262 a 261).  Para triunfar em 2011 São Bernardo totalizou 277 pontos.

Em Bauru, o quinto lugar ficou com Pindamonhangaba com 194 pontos, seis a menos que na edição anterior. O sexto foi São José do Rio Preto com  179.

O título da Segunda Divisão foi conquistado por Santos sem qualquer dificuldade. Fez 247,5 pontos, contra 197 de Mogi das Cruzes, 143 de Rio Claro, 119 de Jundiaí, 103 de Santo André e 102 de Jacareí. Mauá foi 39º com apenas 13 pontos.

Desrespeitado, menosprezado pelo Poder Público, o esporte de Santo André segue, ladeira a baixo, o mesmo caminho do futebol profissional, expert em rebaixamento.

Enquanto isso, o futebol de São Bernardo sobe para a elite paulista e seu esporte, como um todo, ao menos mantém investimento e competência capazes de colocá-la entre as melhores.

O mesmo ocorre com outro vizinho, São Caetano. A retomada do título é sintomática de quem acordou depois de fazer besteira reduzindo investimento e dispensando inúmeros atletas e técnicos, além de trocar um diretor de Esportes vencedor.

O futebol do Azulão não conseguiu o acesso à elite nacional, mas fez boa campanha e ficou a uma vitória da Série A. Bem melhor que o Santo André, rebaixado à Série D principalmente devido à administração desastrosa do Saged.

                                                   MEXA-SE E 6K RUN

Participei, nos últimos dias, de duas provas de rua em São Caetano e Santo André. Ambas primaram pela boa organização.

A 6k Run/Toledo, com largada e chegada no Parque Chico Mendes, foi bem interessante. Percurso foi legal. Assustou um pouco com uma subida bem na largada, mas depois nos poupou com terreno plano e até sombra em boa parte das avenidas.

Divulgação, orientação, distribuição de kits e suporte médico também não decepcionaram. Poderiam colocar pelo menos mais um ou dois postos de água no trajeto de 6km. Camiseta  azul, levíssima, é legal. Assim como  frutas, sucos e barrinhas.

Medalha poderia ser um pouco melhor. Que nada! Tá bom demais! Esqueci que a inscrição foi gratuita. Pra quê chorar de barriga cheia?

Em Santo André, a promoção da Coop tem melhorado a cada edição. O 6º Mexa-se foi  bem organizado em todos os sentidos. Reclamações sempre existem, mas nada que macule a boa imagem do evento.

Verde mais escuro da camiseta e boné branco, discreto, agradaram em cheio. Erro de anos anteriores não foi repetido. Desta vez não houve o encavalamento da caminhada de 5km com a corrida de 10km, da qual participei. Retardamento da largada dos caminhantes foi fundamental.

Gostaria de ter corrido abaixo de uma hora, mas cravei 1h4min00.  Na minha faixa etária (55/59), fiquei em 156º; na geral, fui 2654º. A exemplo de 2010 e 2011, medalha é das mais bonitas. Percurso moderado e seletivo é ideal. Cumprimentos à organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário