Seguidores

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Regionais: outro hexa para São Caetano?

Em esporte, tudo é possível. Mas se estivéssemos na bolsa de apostas de Londres, nove em cada 10 malucos apostariam que São Caetano não perderá a hegemonia nos Jogos Regionais.

Com mais de 6 mil participantes, a 53ª edição de uma das competições poliesportivas mais importantes do País -- lógico que perde para os Jogos Abertos do Interior -- tem cerimônia de abertura marcada para hoje à noite no Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia, em Santo André.

São Caetano, mais uma vez, aparece como favorita ao título geral. Seria o segundo hexa, já que ganhou de 2004 a 2008 em Cotia, Praia Grande, Caieiras, Guarujá e em casa, seguidamente. Antes, foi hexa de 97 a 2002, em São Caetano, São Bernardo, São Bernardo novamente, Santo André, São Vicente e Caieiras. Portanto, só perdeu a hegemonia para Santos, em 2003, em Caieiras. Santo André ganhou pela última vez em 96, em Bragança Paulista.

O maior adversário de São Caetano deve ser, mais uma vez, São Bernardo, vice nas três edições anteriores. Em 2006, em Caieiras, São Caetano fez 364 pontos, contra 322 de São Bernardo. No ano seguinte, no Guarujá, a diferença caiu de 42 para 27 pontos (352 a 325). Ano passado, ligeira queda, para 23 pontos (373 a 350).

Segundo o coordenador do Esporte de Alto Rendimento de São Bernardo, José Maria Passos, a cidade estará feliz com a segunda colocação: " Queremos o título, mas acho, até, que São Caetano vai ganhar e ampliar a diferença. Investiram bastante. Nós também temos boas possibilidades de conquistas em várias modalidades. Especialmente o handebol (masculino e feminino), o basquete masculino, o vôlei masculino. O feminino pode surpreender. O tênis de mesa também está bem e a natação, com a parceria com o Corintians, tem chances" -- justifica Zé Maria.

Já Santo André está mais para disputar terceiro/quarto lugar com Santos do que quarto/quinto com Osasco. Nas quatro últimas edições, Santo André ( ex-bicho-papão de Regionais e Abertos) ficou duas vezes em quarto ( 2005 e 2008) e duas em quinto ( 2006 e 2007). No ano passado, em São Caetano, ficou 72 pontos atrás de Santos ( 300,5 a 228,5) e 38 à frente de Osasco.

Por jogar em casa e com o privilégio de ser cabeça de chave, além de disputar todas as 22 modalidades, as equipes coordenadas pelo professor Paulinho -- o amigo, trabalhador e bom de bola PH, Paulo Honório Bastos Gomes -- podem ficar bem mais próximas de encostar e até superar Santos.

É muito difícil, principalmente porque o momento de transição político-partidária sugere privilegiar e primar pela boa organização. Porém, é possível confiar. É preciso lutar! Afinal, o terceiro colocado também vai para a Primeira Divisão dos Jogos Abertos, em outubro, em São Caetano. Disputar a Segundona, de novo, vai ser dureza. A cidade de tantos títulos não merece outra humilhação. Vôlei masculino, basquete (M/F), judô (M/F), xadrez (M/F), tênis de mesa (M/F) e handebol feminino podem chegar às finais. Sem falar no futebol dos juniores do Ramalhão.

Das outras cidades do Grande ABC, destaque fica com Mauá, que vem de um bom sétimo lugar em São Caetano. Vôlei tem sido brilhante. Diadema investiu mais e também espera melhor sorte, assim como Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Mas não devem pagar placê. Competições começam na quarta-feira e vão até dia 25. É ver pra crer! Vamos prestigiar o esporte regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário