Seguidores

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Um retrato dos Jogos Regionais

Encerrada no final de semana, em Santo André, a 53ª edição dos Jogos Regionais mostra um retrato praticamente sem retoques do esporte de alto rendimento no Grande ABC.

Como não soi acontecer, São Caetano nadou de braçadas e ganhou mais uma vez o hexa ao totalizar 386 pontos, contra 296 da vice-campeã, Santos. Portanto, uma diferença de 90 pontos. No ano passado, em São Caetano, quando São Bernardo foi vice, a diferença foi de apenas 23 pontos.

Nesta edição, São Bernardo foi a grande decepção. Somou apenas 292,5 pontos, 57,5 a menos do que em 2008, e perdeu o vice para Santos. Percebe-se, nitidamente, que a evolução de São Caetano foi mínima ( 13 pontos) e a queda de Santos também ( apenas 4,5 pontos a menos do que em 2008).

Diferença final de irrisórios 3,5 pontos para São Bernardo só foi confirmada nos dois últimos dias de competição porque os títulos de basquete masculino e feminino e handebol feminino -- um jogão das meninas andreenses! -- foram todos conquistados por Santo André.

Por isso, enquanto a Secretaria de Esportes e Turismo de São Caetano repete a festa, a de São Bernardo deve estar chorando e reavaliando a performance com rigidez ímpar. Perder o vice depois de três anos não é o fim do mundo, mas a queda livre em relação a 2008 é muito significativa e exige explicações convincentes.

Também conforme previsto, Santo André manteve o quarto lugar e está de volta à Primeira Divisão dos Jogos Abertos, em outubro, em São Caetano. Está de volta por méritos, coincidência e sorte.

Por méritos teve de se preocupar em organizar bem e competir com louvor. Por méritos porque ganhou seis modalidades e pontuou de forma legítima nas demais. Por méritos porque somou 265 pontos, contra 228,5 de 2008. Por méritos porque, mesmo com investimento pífio em relação aos três primeiros, lutou muito e encostou bastante em São Bernardo e Santos. Em relação ao terceiro colocado, reduziu a diferença de 72 para 27,5. Enquanto São Bernardo caiu 57,5 pontos, Santo André subiu 36,5.


Por que coincidência e sorte? Porque a classificação aos Jogos Abertos seleciona os oito campeões de todos os Regionais de 2009 mais a cidade-sede, além dos dois primeiros colocados nos Abertos de 2008. Como São Caetano é sede e ainda conquistou os Abertos de 2008 e os Regionais de 2009, automaticamente São Bernardo (2º) e Santos (3º ) em Piracicaba, ficam com as vagas. Sobra, portanto, uma vaga para Santo André, teoricamente, como "campeão" dos Regionais que sediou.

Resta a expectativa de que, quando outubro chegar, São Caetano confirme a alta performance dos últimos 13 anos, de que São Bernardo acorde e de que Santo André não dê o vexame do ano passado, quando, na Segunda Divisão, ficou em quinto lugar, o que, na realidade, significa o 17º na classificação geral.

Por falar em Abertos, poucos se deram conta de que Diadema também está de volta à Primeirona. Foi vice da Segunda Divisão -- fez 227 pontos, contra 308 de Guarujá -- e retorna à elite. Em 2008 Diadema fez 157 pontos e ficou em terceiro. Portanto, agora, fez 70 pontos a mais. Guarujá foi excepcional com 179 pontos a mais do que no ano passado, quando caiu da Primeira.



Outra cidade da Região que evolui bastante foi Ribeirão Pires. Fez 101 pontos e ficou em oitavo lugar em 2008. Agora, fez 138 ( 37 a mais) e terminou em quarto. Decepção, e das grandes, ficou por conta de Mauá, que caiu do sétimo lugar na Primeira Divisão de 2008 para o mesmo sétimo, mas da Segunda, em 2009. Na realidade, 15º colocado no geral, já que oito municípios disputaram a Primeira em 2009.



Se São Bernardo merece um puxão de orelhas, Mauá não fica atrás. O que será que aconteceu? Será que os esportistas das duas cidades vão colocar a culpa no governo municipal? Não duvidemos! Coincidentemente, as duas são comandadas pelo PT. E daí? Diadema também é e, dentro dos seus limites, foi brilhante. Talvez seja pela continuidade dos projetos inciados na gestão anterior, também petista.

Porém, não há como negar uma coincidência político-partidária: São Caetano, Santo André e Ribeirão Pires também evoluíram. E nenhuma é PT. É bom lembrar que São Caetano não tem muito que melhorar e Rio Grande da Serra ( 20ª e penúltima colocada na Segundona) não tem muito que piorar.

Talvez o segredo -- ou seria o bom senso? -- seja não endeusar o crescimento nem demonizar a queda de cidades comandadas por homens que acabam de assumir o segmento esportivo. É muito cedo! O tempo ainda é o senhor da razão. Por isso é melhor não nos precipitarmos em críticas e elogios exacerbados. Principalmente em se tratando de auto-elogios de dirigentes recém-empossados e -- não se esqueçam! -- eternamente nas mãos do poder político. Infelizmente! Ao menos para quem ainda sonha com reais políticas públicas de esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário