Seguidores

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A seleção de Mano

Apesar da sequência de três vitórias nos primeiros amistosos pós-Copa do Mundo, a nova Seleção Brasileira ainda não empolga.

Muitos amiguinhos da Imprensa já rasgam elogios e garantem sucesso em futuro próximo. Calma, pessoal! É cedo demais!

Primeiro que nossos adversários não são lá essas coisas. Segundo que a seleção do momento, mutante, é um laboratório de experiências com os olhos nos Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo de 2014.

Contra a Ucrânia, houve quem comparasse o Brasil à Espanha campeã do mundo. Quanta heresia! Quanta pretensão! Posse de bola nem sempre significa eficiência. Toque de bola não é sinônimo de eficácia.

Faltou objetividade. Faltou velocidade. Faltou aplicação. Faltou um jogo mais cortante, mais vibrante. Em alguns lances, sobrou preguiça, empáfia. O toque lento e para trás soou como menosprezo.

Mesmo num simples amistoso, seria legal que a seleção de Mano Menezes se aplicasse um pouco mais.

Individualmente, tenho gostado dos zagueiros internos e dos laterais. No gol, Victor é bom, mas a titularidade de Júlio César, um dos melhores do mundo, é indiscutível. Vai voltar.

Também gostei das convocações de Juliano, Sandro, André Santos, Lucas, Pato, Elias e Jucilei, que, por sinal, rolou ladeira abaixo com a camisa do Corinthians depois que vestiu a amarelinha.

Hernanes, Neymar e Ganso vão voltar, com certeza. E a seleção vai ganhar em inventividade e ousadia. Neymar está de castigo, e dou razão a Mano Menezes. O jovem tem cabeça de adolescente irresponsável e futebol de gente grande.

Ainda é cedo para elogiar. Ainda cedo pra criticar. O novo exige tempo. O novo exige oportunidade. O novo exige paciência. De todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário