Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Azulão no sufoco, Ramalhão na UTI e Tigre na boa

O tempo passa e o futebol profissional do Grande ABC não muda. Para o bem e para o mal. Exceção momentânea solitária é o São Bernardo, recém-rebaixado da elite paulista.

O São Caetano tenta sair mas patina no lamaçal do Campeonato Brasileiro da Série B. O Santo André fica no prejuízo até quando não joga na Série C. O São Bernardo Futebol Clube é um rolo compressor na Copa Paulista.

Já o Esporte Clube São Bernardo perdeu em Jacareí e está eliminado da Segundona paulista. Faz companhia para Grêmio Mauense e Palestra naquela que, na prática, é a quarta divisão.

O ainda instável e nada consistente Azulão conquistou bom empate em Criciuma, mas encerra o primeiro turno da Série B como 17º colocado, na zona de rebaixamento, à frente apenas de Guarani, Salgueiro e Duque de Caxias.

Com apenas quatro vitórias, nove empates, seis derrotas, 25 gols a favor e 29 contra -- deficit de quatro -- em 19 jogos, o time dirigido por Vadão precisa vencer e convencer urgentemente.

Nada melhor do que começar atropelando o Salgueiro, amanhã no Anacleto Campanella, para sair do sufoco.

O abalado e conturbado Ramalhão consegue se dar mal até quando folga. Não sai da UTI. Com apenas 4 pontos ganhos -- uma vitória, um empate e três derrotas --, o time de Rotta é o lanterna do Grupo D.

O Caxias, que tinha apenas 5 pontos ganhos, foi a Joinville e, surpreendentemente, quebrou a invencibilidade do adversário ao enfiar 4 a 2. Alcançou oito pontos, está em terceiro e domingo recebe justamente o Santo André.

O quarto colocado é o Brasil, que, em Pelotas, perdeu de 1 a 0 da agora líder Chapecoense -- 10 pontos ganhos, contra 9 do Joinville.

Além de viajar para Caxias do Sul, no dia 11 o Ramalhão recebe a Chapecoense e no dia 18 encerra participação -- possivelmente rebaixado ou com a corda no pescoço -- em Pelotas.

Se alguém acreditar em milagre, que sonhe com a classificação como um os dois melhores do grupo. Se gosta de apostar alguma ficha em político milongueiro, não custa nutrir esperanças de que o Ramalhão ainda se salve de outro vexame.

Por seu lado, a verdadeira salvação do Grande ABC continua nas mãos do São Bernardo de Luís Carlos Martins. Arrumadinho, o Tigre voltou a vencer no final de semana -- 2 a 1 no Juventus -- é lidera do Grupo 4 da Copa com 10 pontos de folga.

São sete vitórias, um empate e apenas uma derrota. Não dá pra contestar. As possibilidades de título e vaga na Copa do Brasil são concretas. É o futebol levado a sério. Pena que alguns vizinhos que já foram campeões não aprendam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário