Seguidores

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tico, mais uma vítima da violência

O corpo sempre foi avantajado. Hoje, com o peso de 56 anos de idade, mais ainda. Fortão, um guarda-roupa. Inteligente, conciliador, justo. Fala mansa e muita atenção antes de se manifestar. Violência zero.

Segunda-feira à tarde. Diante da EMEIF Professor Darcy Chagas, Rua Tanganica, Parque Novo Oratório, Santo André. Violência mil.

Fox preto, Peugeot verde, suposta tentativa de assalto, hipotética reação ou fuga. Atiradores disparam. Um professor de Educação Física é atingido quando chega ao trabalho. Segurança zero!

Tiros na região das costelas. Pulmão perfurado, bala alojada, cirurgia salvadora, UTI do Hospital e Maternidade Assunção, em São Bernardo, até onde Carlos Eduardo Santos Motta ainda foi dirigindo o Fox. Coragem, loucura ou pura necessidade? Por que tão longe?

Ex-atleta da Pirelli imbatível, campeão pan e sul-americano, ícone do judô nacional na década de 70, Tico também ganhou a Copa Latina e foi à Olimpíada de Montreal (Canadá), em 76, além de disputar vários mundiais.

Títulos estaduais e nacionais, então, nem se fala. No tatame, quantos koshiguruma, uchi-mata, o-uchi-gari, tomae-nague, kata-gatame. Na pontuação, sobravam ippons, wazaris, yukos, kokas...

Conquistas,golpes, pontos, medalhas... Hoje, talvez nada disso tenha tanta importância para o nosso campeão.

A essência está na vida de mais uma vítima de uma violência que campeia sem fronteiras. E os nossos nobres governantes insistem no exercício de roubar descaradamente ou desperdiçar...

A beleza do mundo de Tico está na arte de formar cidadãos e fazer amigos. Isso sim ninguém rouba e não tem preço. Uma palavra de apoio, um abraço verdadeiro, um beijo de irmão, uma cumplicidade de amigo.

Assim é o Tico. Ele não precisa ser perfeito. Seu estado é estável, mas o eterno campeão ainda corre riscos. Por isso ainda estava na UTI hoje à noite.

Orações não lhe faltam. Amigos não lhe faltam. Carinhos não lhe faltam. Porque grandeza não lhe falta!!! Tico é merecedor.

Que todos os deuses dos tatames o protejam! Que em breve os dojôs da vida o recebam de braços abertos, com olhar carinhoso e sorriso permanente.

Que a generosidade de Carlos Eduardo se some à firmeza de Tico, nosso eterno campeão, na luta mais difícil de uma linda história dedicada ao próximo e ao esporte. Força, AMIGO! Ippon neles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário