Seguidores

sábado, 21 de junho de 2014

Argentina no sufoco, com belo gol de Messi. Alemanha na marra, com recorde de Klose

Dois fortes candidatos ao título da Copa do Mundo, Argentina e Alemanha passaram por apuros agora há pouco. A primeira ganhou no sufoco e a segunda empatou na marra com gol e recorde de Klose.

No primeiro jogo da tarde a Argentina venceu o Irã por 1 a 0, com mais um  belo gol de Messi, aos 46 minutos do segundo tempo. Foi um jogo parelho. Bem diferente do que se imaginava.

Mesmo abdicando do 3-5-2 para atuar no mais ofensivo 4-3-3 sugerido por Messi, a seleção argentina teve enormes dificuldades para superar o quase intransponível  bloqueio iraniano.

Argentina alugou meio campo, mas, mesmo sem espaços para penetrar,  quase não finalizou de longe. Também não teve criatividade nem jogadas pelas laterais com profundidade e letargia.

Irã entrou  praticamente no 6-4-0, já que 10 jogadores se posicionavam entre a intermediária e a área. Porém, mesmo jogando totalmente fechado, chegou pelo menos duas vezes com perigo e ainda teve um pênalti não marcado.

Argentina teve mais posse de bola e ameaçou um pouco mais -- quatro reais ocasiões de gol. Só que  não melhorou a contundência nem quando colocou quatro atacantes.

Gol de Messi saiu nos acréscimos em belo chute de fora, naquela jogada característica de um dos melhores do mundo, caindo da direita para a entrada da área.

No outro jogo da tarde,  como sempre a Alemanha voltou a ter muitas dificuldades diante da boa seleção de Gana. Comparando-se com o da Argentina, o jogo foi bem mais aberto, técnico e equilibrado. Só que a Alemanha ficou longe daquele time que goleou Portugal.

Primeiro tempo foi mais travado, com poucas emoções. Segundo foi espetacular, com alternância no domínio, na intensidade e no placar.

Alemães abriram o placar aos  cinco minutos com Mario Goetze de cabelho (cabeça/joelho) após levantamento da direita. Empate aconteceu aos 10, com Ayew, de cabeça, também após cruzamento da direita.

Com espaços, o jogo ganhou mais ousadia e velocidade;  ficou emocionante. Virada africana veio aos 17 minutos, quando o bom zagueiro Hummels falhou no tempo de bola e Gyan  chutou cruzado, no canto direito de Neuer.

Após quase levar o terceiro gol em contra-ataques, a Alemanha colocou Schweinsteiger e o artilheiro Klose nos lugares de Khedira e Goetze.

Foi o suficiente para a equipe se acertar e chegar ao empate aos 26 minutos com Klose. Foi seu 15º gol em Copas do Mundo, igualando o recorde do brasileiro Ronaldo.

Daí até o final o jogo foi eletrizante -- talvez o melhor segundo tempo da Copa até agora --, com  oportunidades de  lado a lado.

A Alemanha retomou o domínio das ações e se impôs,  mas deu muito campo para Gana contragolpear em velocidade e perder várias chances de matar o jogo.

Alemanha chegou ao quarto ponto ganho, contra apenas um de Gana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário