Seguidores

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Copa: agora é pra valer!

Com destaques, confirmações, surpresas, decepções, muitos gols e  até mordida, chega ao fim a primeira fase da festiva 20ª edição da Copa do Mundo.

Agora é pra valer! Agora vamos ver quem tem, realmente, "garrafa velha" pra vender. Oitavas-de-final começam neste sábado com Brasil x Chile e Colômbia x Uruguai. Vencedores se enfrentam no dia 4 de julho.

Momento chileno é melhor -- o time é bom, eliminou a campeã Espanha e está supermotivado -- , mas o futebol brasileiro ainda tem condições de melhorar desempenho e se impor. Por isso, os porcentuais "acreditam" na tradição: Brasil leva 60%, contra 40% do Chile.

A Colômbia jogou bem e confirmou favoritismo. O  limitado mas voluntarioso Uruguai  do mordedor e punido Suárez se recuperou no grupo da morte. Quem passa? Colômbia fica com 55%, contra 45% do Uruguai.    Descontrolado vai fazer falta!

Jogos de domingo marcam Holanda x México e Costa Rica x Grécia. A Holanda confirmou superioridade com três vitórias. Contra-ataca com sabedoria e aprendeu a bater. México é rápido e tem mostrado bom futebol. Time de Robben fica com  60%. Sobram 40% para os mexicanos.

No outro jogo, empate técnico, meio a meio. Costa Rica surpreendeu e eliminou Inglaterra e Itália no grupo da morte. Grécia se classificou a duras penas. Não vão mais longe porque o vencedor vai trombar com Holanda ou México, pelas quartas-de-final, dia 5 de julho.

Na segunda-feira, França x Nigéria e Alemanha x Argélia, possíveis adversários do Brasil, se o time de Felipão chegar nas semifinais.  França e Alemanha confirmaram previsões. A Argélia surpreendeu e tirou o lugar reservado  aos russos e a Nigéria superou a mais cotada Bósnia na briga direta pela vaga.

Na balança dos porcentuais, teoricamente passam França (70%) e Alemanha (65%).  Sobram 30% para Nigéria e 35% para Argélia. Só no papel!

Completando  a fase oitavas-de-final, dia 1º de julho, terça-feira, os jogos são Argentina x Suíça e Bélgica x Estados Unidos, com as quartas-de-final também no dia 5.

A Argentina (65%) ganhou todas mas ainda não encantou. Tem Messi e bota medo ofensivamente. Mas causa calafrios defensivos. Suíça (35%) tomou de cinco da França, mas não defende tão mal e sabe jogar. Shaqiri pode fazer a diferença.

Leve favoritismo belga (55%) diante de norte-americanos (45%) no outro jogo. Bélgica chegou bem cotada, mas não brilhou. Se passar, pega Argentina ou Suíça. Seleção dos Estados Unidos pode até surpreender. Tendência é uma semifinal, dia 9 de julho,  entre Holanda e Argentina.

Portanto, pelos porcentuais teóricos as quartas-de-final teriam Brasil x Colômbia  e França x Alemanha de um lado da tabela. Do outro, os jogos seriam Holanda x Costa Rica ou Grécia  e Argentina x Bélgica.  

Principais decepções da Copa, até agora,  ficam por conta das  más arbitragens e das eliminações de  campeões mundiais como Espanha, Itália e Inglaterra. Portugal, do melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, também já disse adeus.

Enquanto isso, Neymar, Messi e  Muller, todos artilheiros com quatro gols,  brilham ao lado de Robben, Van Persie e Shaqiri, com três. Belos gols e performances individuais acima da média.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário