Seguidores

sábado, 8 de março de 2014

Estupros: Prefeitura de Santo André é responsável

Confesso não ter lido o Diário do Grande ABC de ontem. Nem sempre tenho saco para encarar tanta asneira e falta de profissionalismo. Edição de hoje, no entanto, traz o rescaldo da prisão do maníaco do  Parque Central.

Por sinal, mais uma matéria malfeita, capenga, sem precisão nas informações, sem questionamentos incisivos e sem um pingo de interpretação dos fatos.

Pra quem não leu, vale lembrar que um idiota, de 55 anos, molestou sexualmente mais de 10 crianças e adolescentes da favela Gamboa. Em pleno Parque Central, provavelmente à luz do dia, aconteceram estupros e outros abusos inadmissíveis.

Moradores da comunidade armaram a arapuca e o "doente" foi pego. Quando o Mané estava levando o merecido corretivo, a Guarda Civil Municipal interveio. Em seguida, segundo o texto do DGABC, chegaram os investigadores do 1º DP.

Em nota, a Prefeitura lavou as mãos. Não assumiu qualquer responsabilidade. Simplesmente informou disponibilizar 18 GCMs para zelarem pela segurança do parque. A pé, de moto e (por minha conta), em 90% dos casos, em viaturas. Andar a pé cansa, né?

De que adianta  colocar 18 guardas -- em turnos de revezamento, lógico -- para dar segurança aos usuários se, há muitos anos,  a maioria não deixa a salinha da entrada principal.

Salvo raríssimas e elogiáveis exceções, os agentes públicos -- pagos por nós, diga-se -- jogam conversa fora o tempo todo. Talvez até role um truco... Quando não, fazem do celular um amigo inseparável.

Escrevo sobre isso há muito tempo. Usuários, e até traficantes de drogas, além de outros bandidinhos, fazem do parque o quintal de casa. Especialmente no final da tarde, entre os acessos da Visconde Mauá, da Javaés e da Gamboa, por onde, pelo buracos, entra quem quer,  a qualquer hora.

Frequento o PC há muitos anos, quase todos os dias, por isso não tenho receio de afirmar. Eu vejo! Por enquanto, não mudou nada de Aidan para Grana. Parece que ninguém quer nada com nada. Comprometimento nulo! Segurança nota zero!

Violência contra as crianças, dentro do parque, poderia ser evitada ou ao menos minimizada se nossos servidores trabalhassem de verdade, se mostrassem a cara o tempo todo em vez de se esconder no casulo da portaria. Será que ali tem mel!

Quem pegou o f.d.p. foi o grupo da favela, provavelmente formado pelos pais. Se nossos nobres funcionários municipais tirassem a bunda da cadeira ou da viatura -- mesmo que para chamar a PM --, talvez a sorte dessas crianças fosse outra.

Onde está o chefe da GCM que não vem a público para justificar os crimes sob as barbas de seus subordinados? Onde está o secretário de Segurança Pública para explicar tamanha omissão? Onde está o prefeito, que copia o antecessor e não toma atitude consistente?

Fica a certeza (?) de que, após a porteira arrombada, nossas autoridades vão garantir providências enérgicas, exemplares, talvez cortando o "dedo" ou as orelhas do cara.

Corretivo iniciado pelos próprios moradores vai acontecer na cadeia, não tenham dúvidas. Só que o ideal seria um conjunto de medidas preventivas, capazes de evitar cortes na alma que jamais vão cicatrizar.

Não adianta o delegado responsável dizer que o imbecil vai pagar por todos os abusos. Tudo poderia ser evitado. Por isso a Prefeitura de Santo André também deve ser responsabilizada. 

6 comentários:

  1. Tem toda razão meu pai e avô herói ...Bjs Te amo

    ResponderExcluir
  2. muito bom... parabéns pelos comentários e por colocar sua opinião,

    ResponderExcluir
  3. Obrigado a ambas. Infelizmente, é a realidade escamoteada por um bando de frouxos.
    Raddi

    ResponderExcluir
  4. Estou indignada com a notícia, com o fato e com o descaso. Deixar o mato crescer no parque já é um descaso e tanto, mas essa história é muito, muito, muito pior...

    ResponderExcluir
  5. Nesta semana continua tudo igual, com apenas dois GCMs enfiados no casulo e raros passeios com a viatura. Ainda vai morrer alguém, afogado ou assassinado, em pleno PC. raddi

    ResponderExcluir
  6. Dá medo de ir lá, mas não vou desistir. Amo esse parque, que vejo da janela de casa.

    ResponderExcluir