Seguidores

sexta-feira, 14 de março de 2014

Gênios colados. Na marra! Não gostei!

Deu a lógica! Barcelona venceu o Manchester City por 2 a 1 ( 4 a 1 no agregado) e está nas quartas-de-final da fortíssima Liga dos Campeões da Europa.

Time de Tata Martino não foi um primor técnico e tático. Também não teve aquela posse de bola avassaladora. Poderia até perder, mas jogou para vencer!

Campeão inglês entrou num 4-2-3-1 com viés ofensivo. Laterais ficavam, mas, de posse de bola, os dois volantes saíam para o jogo. Só que os três meias armadores e atacantes pouco se aproximavam de Aguero.

Já o Barça jogou no 4-1-3-2. Liberou laterais alternadamente e manteve apenas um volantão. Xavi, Fábregas e Iniesta marcavam, armavam e atacavam alternadamente.

Entendo a intenção de Tata Marino aproximar -- e às vezes encavalar -- o melhor jogador do mundo do mais caro do mercado do futebol. Porém, não concordo que Neymar tenha brilhado. Foi prejudicado! 

Craque brasileiro é muito melhor quando faz a diagonal da esquerda para o centro em velocidade, ficando em posição para arremates certeiros. Aí, sim, suas penetrações são fatais. Outra fera, Iniesta, ocupou a esquerda. 

Barcelona teve raras conclusões. Como sempre, tocou muito mas chutou pouco a gol com perigo real. Especialmente no primeiro tempo, quando os times, apesar de ofensivos, só foram contundentes e correram riscos, mesmo, no final. 

Pelo meio, Neymar teve um gol legítimo não validado pela arbitragem sob alegação de impedimento, inexistente. E depois, pela esquerda, ainda concluiu bem mas viu Fernandinho salvar sobre a linha de gol.

Segundo tempo mostrou o City -- agora com Dzeko -- mais ofensivo e, como consequência, menos consistente na marcação. Tudo normal! Barcelona achou os espaços que tanto queria para contra-atacar.

Tanto que quase fez 1 a 0 aos cinco minutos com Messi -- conclusão foi ao poste direito. Mas o Manchester City precisava vencer e não se intimidou. Ameaçou duas vezes com Dzeko -- falha de Neymar -- e Zabaleta. O jogo ficou mais aberto e franco.

Aos 22 minutos, quando o campeão inglês estava melhor, Messi abriu o marcador após passe de Fabregas. Ainda superior, o City poderia igualar aos 33, mas o juizão não deu pênalti claro de Piquet em Dzeko. 

Zabaleta reclamou com razão mas acabou expulso e o Barcelona ganhou ainda mais espaços para ampliar o marcador. Ameaçou com Xavi e Fabegas, mas o segundo gol só aconteceu aos 43 com o brasileiro Daniel Alves após bela jogada de Iniesta. 

Antes, aos 41, em posição contestada mas legal, o zagueiro Company chegou a empatar. Mas não havia mais tempo para mudar o destino do jogo no agregado. 

O Barcelona não foi tão superior, mas teve volume e intensidade e venceu com méritos. Mas, que Tata Martino errou, errou. Pode parecer paradoxal, mas colar duas sumidades da bola pode ser uma estratégia perigosa.

Como gênios, Neymar -- muitos aplausos e algumas vaias -- e Messi não dependem  de aproximação tática determinada pelo treinador. Na marra!

Em nome da arte e da essência dos gols, o imã da genialidade há de juntá-los naturalmente, no decorrer do jogo. 

Como a natureza é sábia, o rio correr pro mar. E a bola se aninha no carinho e no aconchego dos gênios. Simples assim!       



Nenhum comentário:

Postar um comentário