Seguidores

quinta-feira, 20 de março de 2014

Uma vaquinha para o professor Belarmino.

 Gostaria, mais uma vez, de questionar a administração Carlos Grana sobre a condução da Secretaria de Esporte e Lazer. Simples perguntas e sugestões. Nada mais. 

Perguntas: caro prefeito, salários, seus e do secretariado, estão em dia? Os senhores colaboraram com a vaquinha pró-hospedes da Papuda?

Considerando-se que os salários de todos estão rigorosamente em dia e que a maioria de petistas, cabos eleitorais e comissionados não contesta quando obrigada a fazer vaquinha para pagar multas de companheiros mensaleiros condenados pelo Supremo Tribunal Federal, com quanto o senhor e seu extenso secretariado colaborariam para pagar os salários do Belarmino?

Calma, prefeito, eu não disse José Genoíno e sim José Belarmino. Isso, Be-lar-mi-no! Professor Zé Belarmino. E dos bons! Se possível, senhor Carlos Grana, capriche no valor. Coitado! O técnico acreditou no projeto andreense e nas palavras quase sempre nada consistentes de dirigentes públicos.

No fundo, o Genoíno, quer dizer,  o Belarmino,  trocou a natação de São Caetano pela de Santo André exatamente por falta de pagamento na vizinha rica. Entrou numa gelada e agora pode morrer afogado. 

Fiquei sabendo que até andou recebendo os dois meses de salários atrasados. Mas não foi da Prefeitura, não. O cheque trocado veio do recém-fundado GESA - Grêmio Esportivo Santo André -- formado por pais de atletas que deveriam ser bancados integralmente pelo Poder Público.

Pais e mães, que, diga-se, desde o ano passado têm feito milagres e até rifas para manter os filhos -- inclusive meu sobrinho e afilhado --  nadando no Complexo Pedro Dell'Antonia, aquele que estaria sendo preparado para receber atletas olímpicos em 2016. Piada!

Os mesmos pais que no ano passado gastaram com viagens e inscrições dos filhos, além de fazerem a manutenção do espaço piscina/vestiários. Doações para iluminação, pintura, vasos sanitários, chuveiros e outros quetais na piscina semi-olímpica saíram do bolso dos pais. Uma vergonha quando os atletas representam a cidade!

Pra quem não sabe, a empresa que ganhou a licitação para cuidar da piscina semi-olímpica não ´´e especializada, não conhece do ramo e não realizou o serviço. Por isso muitas crianças estão treinando na olímpica, praticamente numa raia s´´o, como um cardume de sardinhas. Legal, não?

E então, prefeito, que tal tirar o escorpião do bolso e ajudar a pagar também o salário do Zé. Calma, senhor Carlos Grana, não é o do amiguinho Zé Dirceu, não. O nosso outro Zé é o Ricardo, outro professor de natação que cuida de nossas crianças guerreiras.

Afinal, ele merece. Primeiro que não é mensaleiro. Segundo, que não está na Papuda a exigir até podólogo, comida especial e outras regalias. O nosso Zé é um ótimo profissional, tanto quanto o Belarmino.. Ele está nas piscinas inadequaas cobrindo horário de professores prometidos há bom tempo e  não disponibilizados.

Pelo menos até ontem o Carlinhos e a Juliana, se não me engano, não estavam no time dos molhados sem salários. Chi! Me lembrei agora. Será que na Papuda de tantos privilégios não vão comprar também uma piscina para os amigos do rei e inimigos do Joaquim?

Como derradeira sugestão, por hora, o senhor prefeito e seus subordinados diretos, peixes graúdas, do primeiro escalão, poderiam entrar na "exemplar" conduta dos amiguinhos de partido -- ou empreiteiras doadoras? --  e participar da vaquinha para ajudar também o Bio.

Não, prefeito, não é o apelido do Delúbio Soares, não. Bio é uma das nossas promessas. E não é de campanha, não. Um dos nossos principais nadadores. Uma promessa do esporte ultimamente tão desrespeitado.

O Bio é pobre e precisa muito de uma bolsa! E seu pai, um bombeiro, portanto, forte candidato a herói, não tem se alimentado direito. Falta comida no quartel!

Não sei se é verdade, mas um golfinho me confidenciou que a Prefeitura de Santo André -- tanto quanto a de São Paulo -- é culpada. É responsável pela alimentação dos bombeiros da cidade mas até outro dia não vinha cumprindo o compromisso.

Senhor prefeito, só mais uma. Tive uma ideia: já que, sem justificativa, o senhor prestigia tanto a secretária Marta Sobral,, aquela que cansa de levar bola nas costas pro senhor cobrir:  por que não aproveita a onda do Mais Médicos e cria o Programa Mais Professores ( de Natação) . Com ou sem a ajuda do Governo Federal, a vantagem é que nem vai precisar mandar metade para os irmãos Castro.

Já que está na Câmara Municipal projeto propondo pagamento extra de R$ 2 mil aos amiguinhos  a título de auxílio moradia e alimentação, por que não criar um programa para quem faz o melhor pelo esporte de Santo André. Auxílio natação seria bem mais econômico, decente e doméstico, não acha?

Só para concluir: mesmo com a marcação cerrada e correta do Ministério Público no quesito transparência na liberação de verbas públicas, já cansou essa conversa repetitiva de entraves burocráticos.

Os atrasos salariais ( ou ajuda de custo) vêm de longa data. Falta vontade ou competência para não chegar a tamanho absurdo! Compromissos não cumpridos são recorrentes. Também já aconteceram com o vôlei, com o basquete, com o futsal e com o handebol das meninas campeãs.

Professores, comissões técnicas, atletas e demais representantes das cores da cidade, do primeiro ao último escalão,  não podem ficar na rua da amargura.

Contratou, paga! Prometeu, cumpre! Falando sério: se for pra fazer vaquinha é melhor fechar as portas e não mais sonhar com um passado de tantas glórias. Que sejam, ao menos, diretos e honestos. Sem engambelar.

Em tempo: talvez seja melhor o prefeito de São Caetano -- teoricamente do PMDB --, Paulo Pinheiro pedir algumas orientações ao PT e também se especializar em vaquinhas. Apesar das manifestações e da exoneração do então secretário de Esportes, ainda há quem não receba desde janeiro. Outra vergonha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário