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sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Esporte, escola e visibilidade

Dois canais da ESPN mostraram ontem à noite o basquete masculino e o handebol feminino da Metodista/São Bernardo.

Na primeira partida da decisão da Liga Nacional de Handebol Feminino, em Brusque (SC), a Metodista nadou de braçada e atropelou Blumenau. Após início equilibrado, a equipe de Eduardo Carlone e da boa goleira Ariadne tomou as rédeas do jogo e ganhou de 25 a 17. Por isso leva oito gols de vantagem para o jogo final, domingo de manhã no Baetão. Está com as duas mãos na taça e bem perto do tetra. Com méritos!

No mesmo horário, em Sorocaba, pelo Paulista de Basquete Masculino, o outro canal da ESPN apresentou a vitória da Liga Soracabana sobre a Metodista/São Bernardo por 89 a 82. O primeiro tempo foi pau-a-pau, o terceiro quarto da Metodista foi ridículo -- especialmente no ataque -- e o quarto final das feras de Sidney Coppini foi excepcional. Tanto que a diferença caiu de 24 para apenas sete pontos. São Bernardo e Santo André lutam pela oitava vaga à próxima fase. Não está fácil.

O mais importante a ser analisado, no entanto, não são os resultados da Metodista. O destaque fica por conta das mais de três horas -- três horas, isso mesmo! -- de exposição televisiva da marca Metodista e da cidade de São Bernardo. É visibilidade pra mais de metro, de quilômetro.

Universidade e Prefeitura tiveram um marketing extraordinário. O que deveria servir de exemplo para todos, especialmente Santo André, praticamente sem parceiros-patrocinadores no esporte de alto rendimento.

O vôlei masculino vai disputar a Superliga com importante mas pequeno apoio da GAC Logistics. O basquete vive pedindo esmola e ninguém liga. No feminino, as bravas meninas de Laís e Arilza vão para o Nacional com a cara e a coragem de sempre. No masculino, o time do Pizza está no Paulista sem parceria. Já o handebol feminino ficou de fora da Liga Nacional por falta de grana.

E não adianta a gente pensar que a Prefeitura é obrigada a bancar tudo sozinha. Não é bem assim! O que se faz necessário, há muito tempo, é o governo municipal tomar a frente e convidar empresários de vários setores para uma conversa. Urge a criação de um setor de captação de recursos sem perfil de enganação ou troca-troca. Que seja sinônimo de conhecimento, capacidade, abnegação e profissionalismo. Para trabalhar em conjunto com o Departamento de Esporte. Meia-boca resolve!

Como sugestão, o primeiro passo poderia ser um convite para o segmento educacional, das escolas particulares e das universidades andreenses. Quem garante que, com um projeto decente, sério, de longo prazo, e a presença do prefeito, o pessoal do Etip, do Singular, do Arbos, do Pueri Domus, do Pentágono, do Bosque, do Educandário e outros não poderia se sensibilizar? Parceria poderia ter início em equipes de base. Aidan Ravin tem o que oferecer aos "sócios".

E as nossas universidades? Por que não incorporam de fato o esporte e se juntam -- ou voltam a se unir -- ao Poder Público, como fazem Metodista em São Bernardo e USCS (Imes) em São Caetano. Como exemplos, a Fefisa, hoje parceira no Núcleo de Educação Física, já patrocinou o handebol. O Singular já encampou vários eventos e também foi parceiro do basquete masculino ao lado do Carrefour, se não me engano. Onde está a força da UniABC? Como é a cara da UniA, hoje Grupo Anhanguera de Ensino. Se os outros podem, por que Santo André não? Yes, we can!


De Primeira

* Preciso ser repetitivo: até quando o belo espaço dos nossos outdoors vai divulgar evento que aconteceu em julho? Não é possível que o setor de Comunicação da Prefeitura de Santo André não se digne a retirar dos olhos da população algo que já rolou a quase quatro meses: os Jogos Regionais. Incompetência ou má vontade? Talvez o secretário da Pasta não tenha tempo. Não faltam projetos e eventos do próprio Esporte para serem divulgados.

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