Seguidores

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O basquete da Laís

Agora há pouco, na saída do Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia, um jovem torcedor me perguntou quanto tinha sido o "basquete da Laís". É isso mesmo! Laís e Arilza estão há tanto tempo à frente do basquete feminino de Santo André que acabam por personificar a modalidade. Para alguns, maldosos ou invejosos, elas se adonaram do basquete e ponto final.

Não é tudo isso! Porém, cabe discussão. Só não se sustenta quando o argumento omite o principal: Laís e Arilza trabalham, são guerreiras e vitoriosas. Não se conta a história do basquete feminino andreense e nacional sem a citação da dupla dinâmica.

Só que a dupla dinâmica tem lá seus limites. Não é todo dia que os santos milagreiros entram em acordo e todos rezam ao lado de e por Santo André. Como na final dos Jogos Abertos, quando as meninas ficaram com o título.

E ontem não foi diferente. Não era dia de santo. Deu a lógica de quem tem parceiros e investe muito mais. Não há como cobrar mais. Debilitada clínica e fisicamente, a cubana Ariadna jogou pouco tempo e seus pontos fizeram muita falta. A boa atuação de Simone não foi suficiente, as mãos de Lilians não foram tão precisas e Fabiana precisa de tempo para se adaptar ao grupo.

Além de pontuar pouco, o basquete da Laís caiu fisicamente, defendeu sem a consistência tão preconizada pela treinadora em todas as preleções. Ganhou o primeiro quarto de 16 a 15, mas fechou o primeiro tempo perdendo de 33 a 31. No segundo, foram pobres 17 pontos, contra 26 de Ourinhos, que também não jogou lá essas coisas.

Pois é, garoto, sinto lhe informar que o basquete da Laís -- e de nós todos, andreenses de nascimento ou de coração -- perdeu de 59 a 48 pela segunda rodada do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino.

Único participante de todas as edições, o time da Laís foi campeão em 99, com Janeth e cia. E continua à procura de um parceiro que se junte à Prefeitura com o objetivo de contratar e voltar a ganhar títulos. Não é fácil, mas um sabiá me contou que está a caminho. Tomara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário