Seguidores

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tigre na elite! Com méritos!

Fundado no final de 2004, o São Bernardo Futebol Clube -- não confundir com o Esporte -- chega de forma meteórica à elite do futebol paulista. Meteórica e com méritos indiscutíveis, diga-se de passagem.

Após o empate de 1 a 1 com o Pão de Açúcar, e consequente conquista do acesso, o fundador e presidente de honra, Edinho Montemor, agradecia aos céus e insistia no discurso: " Não se trata de um projeto político. É um projeto para a cidade. São Bernardo merece". Verdade?!

Lógico que o político Edinho Montemor também vislumbrava vantagens políticas, mas o que importa é a conquista. Ou alguém acha que o prefeito petista Luiz Marinho, nada afeito às coisas do futebol, não precisou ser convencido de que era importante ter um time profissional na elite? Haja lábia!

Dividendos políticos já podem ser contabilizados a cada minuto de visibilidade na mídia escrita e eletrônica. Marinho e o presidente Luiz Fernando Teixeira estão em todos os jornais, rádios, TVs e sites de todo o País.

Pra quem não sabe, Edinho praticamente vendeu o projeto futebol para o PT. Luiz Fernando passou a ser, então, uma espécie de representante do prefeito sortudo. Dizem, até, que Luiz Fernando está para Marinho como o Sombra estava para Celso Daniel em Santo André. Será?

Como clube-empresa, e apoiado de forma incondicional pelo Poder Público, o São Bernardo galgou degrau por degrau e chegou ao ápice do futebol estadual. E ganhou sem nenhuma ajuda extra.

Foi dirigido com competência, dentro e fora do campo. Por isso o mérito indiscutível. Agora, para 2011, deve melhorar ainda mais a boa estrutura e fazer contratações com precisão cirúrgica. Na Primeirona o buraco é mais à direita. A seriedade e o profissionalismo não podem ser negligenciados. Sob pena de a queda também ser meteórica.

Nosso Tigre não pode ser desmantelado e chegar na elite com elenco de Segunda Divisão. É normal que saiam alguns destaques, mas outros jogadores devem chegar. Também seria interessante manter o técnico Ruy Scarpino, peça-chave na reação que terminou em conquista histórica. Lembram-se do mau começo?

Parabéns ao São Bernardo e a todos que o levaram ao acesso. Em 2011, pela primeira vez na história, o Grande ABC terá três representantes na elite. Resta saber se, nos clássicos regionais, a soma de torcedores de Santo André e São Caetano chegará a um terço da grande torcida do São Bernardo. Não nos esqueçamos de que o Santo André tinha mais torcida na Segunda do que na Primeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário