Seguidores

terça-feira, 5 de abril de 2011

Vargas, Fláquer e... Consladel?

Minha corrida matinal de hoje resultou em sentimentos de alegria e estranheza.

A 100 metros de casa, na praça Getúlio Vargas, a da Igreja Matriz, uma surpresa bem agradável.

Caminhões, máquinas e cerca de 50 funcionários da Prefeitura de Santo André trabalhavam -- juro que é verdade -- como verdadeiras formiguinhas para concluir a revitalização do espaço.

Em ritmo frenético, com cara reinauguração política no aniversário, dia 8, todos se dividiam entre plantar árvores, colocar bancos, postes, grama e cimento nos lugares corretos.

Muito interessante! Tudo leva acrer que, finalmente, teremos uma praça decente. Administração Aidan Ravin merece elogios contidos, cuidadosos.

Isso, no entanto, não me faz concordar com as faixas distribuídas estrategicamente pelas esquinas das redondezas.

"Moradores e comerciantes agradecem o prefeito dr. Aidan pela revitalização da praça Getúlio Vargas".

O bem-estar da população é obrigação de qualquer homem público. Nada mais normal. Por isso me limito ao aplauso discreto, à espera do amanhã.

Não tenho nada contra o prefeitão, pelo contrário, mas não me sinto incluído na faixa de agradecimento com cara de cobra mandada ou bajulação de algum puxa-saco de plantão. Aidan não precisa disso.

Na praça Antonio Fláquer ( Jardim Tamoio, aqui no Ipiranguinha ), também em ritmo alucinante, mais de 40 funcionários igualmente plantam pequenas mudas junto ao antigo lago/fonte luminosa, podam as árvores, checam a iluminação e desenham belos gramados.

Garanto que o sentimento de felicidade é verdadeiro. Após 10 quilômetros ( cinco correndo e cinco caminhando a passos largos) paro pra tomar água e dou de cara com
dois out-doors,lado a lado, talvez fruto de parceria.

"Obra do Governo do Estado de São Paulo. Praça de Exercício do Idoso. Valor: R$ 187 mil. Prazo de entrega:180 dias". Apesar de achar o valor exorbitante, fiquei ainda mais feliz. Pela valorização, pelo respeito à qualidade de vida do idoso.

No entanto, a outra placa me causou estranheza e dúvida: " Praça de Exercício do Idoso... Consladel Construtora Ltda... Prefeitura de Santo André". Opa! Algo de podre no reino da Dinamarca?

Pra quem não sabe, a Consladel é a mesma que apareceu outro dia no Fantástico, em matéria-denúncia sobre a máfia dos radares espalhados Brasil afora.

Ou será que a Consladel Construtora não tem nada a ver com a das multas, das licitações fajutas e dos contratos fraudulentos?

Me engana que eu gosto! Como cidadão andreense, tenho o direito de me indignar, de questionar e ficar com a pulga atrás da orelha. Afinal, estou pagando, via impostos, as revitalizações de Vargas e Fláquer.

P.S.: ainda vou cobrar se as omissões e condutas inadequadas desfiladas no Parque Central forem repetidas no Tamoio e na Matriz. É imprescindível ficar atento à manutenção, à segurança, à orientação, à fiscalização e, se necessário, punir os infratores.

Se o Poder Público se esquecer logo-logo das praças, então é porque tudo não passou de encenação política. Seria uma pena, mas não surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário