Seguidores

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Neymar, o melhor dos mundos

Está sacramentado! Neymar é mesmo do Barcelona! Foi o time certo, para o país certo, no momento certo e por muito dinheiro.

Por que time certo? Porque o rico Barcelona, embora não tenha chegado à decisão da importantíssima Ligas dos Campeões da Europa, ainda é um dos melhores do mundo e sempre foi um aconchego para os craques brasileiros.

Deixou de ser o mesmo após a saída de Pepe Guardiola -- agora no Bayern campeão --, mas mantém a filosofia da posse e do toque de bola envolvente. Têm faltado, no entanto, objetividade e contundência. Além de um zagueiro do nível de Thiago Silva.

Ao lado de Messi, Iniesta, Fàbregas e Xavi, quatro dos melhores jogadores do mundo, Neymar vai formar um quinteto excepcional. Por isso está no time certo. Bem diferente do limitado Santos atual, onde até mesmo o técnico Muricy parecia conformado e acomodado coma neymardependência.

Por que país certo? Porque o rápido futebol espanhol sempre esteve mais próximo da leveza latina do que da rigidez de alemães, italianos e ingleses, onde a marcação e a força ainda são marcantes. Apesar de já não serem tão rígidas como há duas ou três décadas.

Será que Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Romário e Rivaldo seriam os melhores do mundo jogando na Alemanha, na Itália ou na Inglaterra, diante de aplicação tática e sistemas defensivos bem mais ostensivos do que na Espanha? 

Ao lado de Messi e cia, sem o peso de ter de carregar o time nas costas, Neymar será apenas mais um. E que mais um! Um monstro de canelas finas que vai provocar terremotos e diarreias  pelo setor esquerdo do ataque catalão. Imaginem aquelas diagonais mortais em direção ao gol!

Por que o momento certo? Porque o menino já não aguentava mais. Estava ficando maior do que o próprio Santos e muitos o cobravam como se seu talento fosse invencível. Solitário, mas humano, dava dó.

Por isso, e por muita grana, decidiu agora, com predominância do coração e atrás de um sonho de infância. Por isso o melhor dos mundos. O melhor time (ainda ou voltará a ser rapidamente com o nosso gênio?), ao lado melhor jogador do mundo.

Para quem queria Neymar sempre perto, no futebol brasileiro, fica a lembrança de que o veremos a todo momento pela TV. Vai deitar e rolar no futebol espanhol. Vai pular miudinho no alto nível da Liga dos Campeões. 

Acho, até, que Neymar vai deixar de querer ser malandro e forçar faltas em situações nada claras. O futebol europeu não permite encenações. Por isso o agora companheiro de Messi   tem tudo para ser ainda melhor e mais eficiente quando jogar pela Seleção Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário