Seguidores

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Concordo com o Neto. Felipão errou feio ao antecipar convocação de Júlio César

O fato de eu achar que Neto, como colunista e apresentador do Donos da Bola, da Band,  é tão polêmico quanto contraditório não impede a possibilidade de raras concordâncias.

O ex-ídolo e craque do Corinthians -- a quem devemos o primeiro título do Brasileiro, em 90 --  não tem papas na língua e também escreve besteiras aos borbotões, mas  está coberto de razão no caso Júlio César.

Mesmo sem ser tão bom estrategista quanto motivador, o técnico Luís Felipe Scolari levou a Seleção Brasileira a conquistar, com méritos, a Copa das Confederações. Vitória  da "família"sobre a Espanha campeã mundial foi categórica, insofismável.

Isso, no entanto, não lhe dá o direito de se achar dono da Seleção Brasileira. Convocar o goleiro de um time da Segunda Divisão Inglesa, e que não está jogando, é uma afronta.

Pensando bem, até que pode. Mas é um contra-senso gigantesco. O próprio Felipão cansou de afirmar que vale o momento e que é preciso estar jogando. Agora, vem com essa...

Neto tem razão: como ficam os outros goleiros em condições de serem convocados? Agora, são apenas duas vagas para Diego Cavalieri, Jefferson, Fábio, Rafael e cia.

Alguns podem questionar a não-citação de Cássio e Victor. Sinceramente, vejo em ambos uma irregularidade que não se encaixa no caderno de encargos de um goleiro de Seleção.

Hoje, o próprio Júlio César ainda é mais completo do que os goleiros do Corinthians e do Atlético Mineiro. E não me venham a relembrar a falha contra a Holanda na Copa. Acontece! Falo de hoje.

Felipão está certo ao falar em confiança e lealdade -- como foi com Marcos campeão do mundo em 2002 -- mas a situação é outra. Além de confiável e leal, Marcos sempre foi um grande goleiro.

Nem por isso, foi convocado no ato da concepção, antes do parto. Em tantos anos de futebol, nunca vi Pelé, Tostão, Garrincha, Gérson, Rivelino, Ronaldo, Romário, Careca e outros monstros sagrados ganharem cadeira cativa sem estar em condições.

Felipão pisou na bola! Gauchão dá uma de falastrão e desrespeita todos os outros jogadores, não só os goleiros. Presente antecipado para o goleiro é um acinte ao profissionalismo.

Se merecer, em 2014, que Júlio César seja convocado. Sem essa de Papai Noel! Caso contrário, cabem a Felipão as explicações. Duro vai ser convencer!  

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário