Seguidores

terça-feira, 10 de setembro de 2013

GCM também erra. Depois se omite

Aconteceu agora há pouco, no nosso Parque Central, onde estive com filha e  netos.

Ao constatar a presença de veículos de serviço em área reservada ao lazer de crianças, procurei ajuda.

No parquinho, um caminhão especial  acabava de fazer a manutenção das luminárias. Uma picape com prováveis funcionários  e material já deixava o espaço.

Um Gol, da Terwan ( Guaratinguetá, placa final 83), a serviço da Prefeitura de Santo André, ficou ali estacionado por mais 20 minutos. Não sei se ficou lá o dia inteiro.

Detalhe: bem ao lado do gira-gira e do trepa-trepa, repletos de crianças. Local inadequado, lógico! Não havia a mínima necessidade. Pura comodidade.

Bastava estacionar ali mesmo junto à administração,  não na areia e próximo dos brinquedos das crianças. Muito menos sem demarcação e sem isolamento do local.

Como disse acima, procurei ajuda para evitar riscos e possíveis problemas.

Foi quando avistei uma viatura da Guarda Civil Municipal. Só que -- pasmem! -- ela  transitava pela parte baixa do parquinho, também entre brinquedos e crianças.

Antes de questionar a localização do veículo da Terwan,  não resisti e perguntei aos GCMs por que, quem deveria dar exemplo, também havia passado por dentro do espaço infantil.

Sem resposta  e sem assumir o erro, a GCM Gabriela indagou o que eu queria. Solicitei se não podia tomar providência para que os veículos terceirizados, especialmente o Gol, não transitassem nem estacionassem sem pôr a integridade física das crianças em risco.

Após cerca de cinco minutos de conversa e um monte de desculpas esfarrapadas em defesa do indefensável ( horário, velocidade adequada para o local, pisca alerta ligado, falta de alternativa e homens trabalhando) ela me sugeriu que, se não estivesse contente, que procurasse o local competente na Prefeitura e formulasse uma reclamação.

Gabriela  foi omissa, mas não mal-educada. Me pareceu irritada, desafiadora e irônica em alguns momentos. Nos despedimos educadamente, cada qual com sua opinião.

No fundo, no fundo, acredito, até, que a GCM não tomou providências (onde estava a administração do local para orientar?) porque ousei questionar, primeiramente, seu próprio erro.

Afinal, como ser coerente se acabara de cometer da mesma insensatez ao passar por dentro do parquinho? Ser humilde, sem corporativismo, não é fácil, né?

Quer dizer que não havia outra opção para a viatura da PMSA? Então vamos cortar caminho...Que feio! Beira a irresponsabilidade! Marcas dos pneus lá estão, como prova, se minhas palavras forem contestadas

Falando especificamente sobre a omissão descabida, me engana que eu gosto, Gabriela! Você não tinha resposta convincente. Só isso!

Já que você disse também frequentar o parque, escolha bem os horários e locais para brincar com suas crianças. Boa noite e obrigado, muito obrigado, pela atenção.

Moral da história: erraram todos. PMSA, GCM e Terwan deveriam ser mais responsáveis, pensar e agir  para evitar qualquer acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário