Seguidores

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O passeio do Chelsea

Ao contrário do que muita gente esperava, o Monterrey não ofereceu a mínima resistência diante do milionário Chelsea. Foi um passeio!

Vitória de 3 a 1 poderia ter sido mais elástica e coloca o time inglês na decisão do Mundial Interclubes diante do Corinthians.

Até aí, nenhuma novidade. Deu o que  quase todo mundo previa. Superioridade dos times comandados por Tite e Rafa Benitez é indiscutível. Apesar do sufoco que o Corinthians levou contra o Al Ahly.

Contra adversário bem inferior, Rafa Benitez escalou o Chelsea no mesmo 4-2-3-1, mas teve a ousadia de agrupar e adiantar os três setores, dificultando a saída de bola mexicana.

Moral da história: Chelsea foi bem mais ofensivo porque os meias Juan Mata, Oscar e Hazard se aproximavam de Fernando Torres. E ainda se deu ao luxo de sempre liberar um dos laterais e um dos volantes.

Sempre atacou com muita gente.  Nada a ver com aquele Chelsea  retrancado que superou o Barcelona e o Bayern de Munique, ganhando a Liga dos Campeões da Europa.

Improvisado no meio-campo ao lado de Mikel, o zagueiro brasileiro David Luiz (corintiano desde criança, em Diadema) foi um dos destaques do jogo.

Outra boa surpresa de Benitez foi o retorno de Ivanovic para o miolo de zaga, com a entrada de Azpilinqueta na lateral-direita.

Frouxo na marcação do sistema defensivo,  espaçado e dispersivo na armação do meio-campo e sem poder ofensivo, o Monterrey foi presa fácil.  Além de jogar melhor, o Chelsea não encontrou obstáculos.

Contra o Corinthians, é bem provável que o time inglês não seja o mesmo. Pra começo de conversa, vai respeitar mais. É possível que David Luiz retorne ao miolo de zaga e Ivanovic à lateral. Mikel deve ser mantido, mas  talvez tenha Ramires ou o experiente Lampard como companhia.

Também não será surpresa se o posicionamento global for mais defensivo, com volantes e meias mais recuados, isolando Fernando Torres. Rafa Benitez  ainda pode trocar o criativo Oscar pelo mais combativo e operário Moses, que ficaria mais pela direita, com Juan Mata centralizado.

Tudo isso são suposições.  É bom lembrar que o Corinthians também deve apresentar novidade. Talvez um atacante de velocidade como Romarinho no lugar do instável Douglas ). Romarinho não arma, mas  marca mais e ataca com eficiência. Como Tite garante que seu time não jogará recuado...

Certeza de um jogo pegado, da disciplina tática sem covardia diante de individualidades que podem fazer a diferença na decisão. Pelo que apresentaram na estréia, o campeão da Libertadores tem 47% de possibilidades de ficar o título. Campeão europeu fica, portanto, com 53%.

Na teoria, ligeiro favoritismo! Na prática, só se saberá no domingo de manhã.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário