Seguidores

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Basquete de Santo André vence time de "estrela"

A bela vitória da Apaba/Santo André sobre o Pinheiros/Sky, agora há pouco no Ginásio Celso Daniel, deve ser enaltecida. No entanto, fica difícil não citar alguns momentos tristes protagonizados por Cláudio Mortari, que já fez história no basquete mas parece não se aperceber de que seu tempo já passou. Pelo menos pelo que demonstrou nesta sexta-feira. Se não quer mais, se está de saco cheio, que fique em casa.

Carrancudo, debochado, irônico, omisso, grosso e mal-educado são adjetivos insuficientes para definir o conjunto de atitudes de um técnico que já dirigiu -- e bem -- a Seleção Brasileira. Gritos, palavrões e agressividade com jogadores e até mesmo com o auxiliar técnico -- nervoso com o time, Mortari amassou e jogou no chão a estatística do primeiro quarto entregue pelo assessor -- substituíram conselhos e orientações táticas de jogo.

O resultado de 97 a 86 talvez até fosse outro, se Mortari não se limitasse à tática do grito ou do silêncio desafiador. Encarava seus comandados com ar de deboche e/ou superioridade, e raramente se dignava a falar algo de útil nos pedidos de tempo. Parecia a estrela de uma companhia que podia até não jogar bem, mas merecia mais respeito.

Nem a característica prancheta utilizada por todos os técnicos apareceu como instrumento de trabalho de Mortari. O que não deixa de ser direito seu. Isolado e demonstrando incrível má vontade, o moço viu Santo André superior no primeiro quarto e displicente no segundo. Na segunda etapa, assistiu passivamente à superioridade de um time vibrante e efetivo, especialmente no ataque.

A Apaba/Santo André chegou a exercer marcação opressiva, mas sofreu com a efetividade de Shamell, cestinha da partida com 42 pontos, além de seis rebotes defensivos, um ofensivo e cinco assistências.

Os destaques de Santo André, além da conduta pessoal e profissional do atuante técnico Luiz Carlos Gianini, o Pizza, foram Daniel ( 26 pontos e cinco rebotes defensivos), Mauro (21 pontos, dois rebotes ofensivos, sete defensivos e seis assistências) e o pivô Fabião, com dois rebotes ofensivos, quatro defensivos, sete assistências -- é isso mesmo! -- e duas roubadas de bola, além de oito pontos.

Com o resultado, Santo André sobe momentaneamente do 11º para o sexto lugar, mas tem jogos a mais. O Pinheiros da "estrela" Mortari está em último lugar.

Campeonato prosssegue neste sábado e a atração regional fica por conta da líder Metodista/São Bernardo, que recebe Americana a partir das 17h no Baetão. Pessoal, vamos prestigiar o time de Coppini e do supervisor Rogério Toto!

P.S.: sobre a demissão de Alexandre Gallo, o Blogdoraddi se manifesta ainda neste sábado. Lógico que o moço pediu o boné porque houve pressão exacerbada e ingerência na escalação. Como se fosse novidade em se tratando de EC Santo André!

Nenhum comentário:

Postar um comentário