Seguidores

terça-feira, 22 de setembro de 2009

O Diario e o pão amanhecido

Presidente nega jogo em Araraquara. Esta a manchete do Caderno de Esportes do nosso Diario do Grande ABC de hoje, terça-feira, 22 de setembro de 2009.

Ronan Maria Pinto garante que Santo André e Palmeiras vão se enfrentar no Bruno Daniel. Esta a linha fina, que vem abaixo do título principal da página.

Não se pretende, aqui, reproduzir a matéria na íntegra. Apenas o que está entre aspas, nas palavras do presidente da Saged -- a Gestão Empresarial que comanda os destinos de todo o futebol do Esporte Clube Santo André.

"Isso não existe. Não sei por que estão falando. Vai (Palmeiras) jogar em Santo André. Estamos preparando o estádio, o gramado. Todos os nossos jogos serão em Santo André. Não existe esse negócio de Araraquara".

"Não temos nada acertado em Araraquara, não discutimos e não pedimos nada à CBF, para mudar o jogo pra lá" -- afirmou Ronan rebatendo declarações creditadas ao prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, na quinta-feira, de que Santo André e Palmeiras fariam o jogo de inauguração da Arena Fonte Luminosa, dia 25 de outubro.

E Ronan disse mais: " O Santo André tem um estádio que realmente não oferece todas as condições e isso é atestado pelo própria Imprensa, que reclamou do estádio, do gramado. Tivemos jogos adiados e até interrompidos por conta de enchente no vestiário ( contra o Marília, pelo Paulista) -- explicou Ronan.

" É uma forma de protestar, porque precisamos de um estádio à altura. Araraquara, por exemplo, tem um time na Segunda Divisão e vai inaugurar uma arena. O Santo André tem um estádio e precisa brigar por condições melhores no Grande ABC" -- concluiu o dirigente ao justificar que as mudanças para o Interior ( Corinthians e São Paulo) vão além do fato de a Polícia Militar liberar apenas 10 mil torcedores para partidas de grande porte no Brunão.

Tudo normal! Quer dizer, para o grande público, o leitor que não se aprofunda e raramente questiona o que se escreve, tudo normal com o texto. Porém, jornalisticamente, nada é tão anormal. Pelo contrário! A manchete volta a retratar as limitações e a falta de comprometimento de alguns profissionais (?) de comunicação do DGABC.

Por que? Simplesmente porque todas (TODAS) as declarações de Ronan Maria Pinto foram dadas à reportagem da Rádio Joven Pan, às portas do vestiário do Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no domingo ( DOMINGO) por volta das 15h (15h).

Para um jornalismo com o mínino de responsabilidade profissional e compromisso com o leitor, em tempos de Internet, twitter, blog e afins, notícia foi dada com atraso imperdoável. Não sei se existe justificativa plausível, capaz de respaldar minha amiga Lola Nicolás, diretora de Redação, e o colega Ângelo Verotti, editor de Esportes. Ademais, nem sei se era plantão do editor ou o fechamento ficou por conta do sub ou de outro repórter. Sabe-se lá como a redação funciona hoje em dia!

Lamento questionar e criticar, mais uma vez, mas o que interessa é que, pelo bem da credibilidade, cantada em prosa e verso até mesmo em editoriais de primeira página, como o do último dia 7, o ainda respeitável DGABC não pode se dar ao luxo de atos falhos tão rotineiros. E olha que não se está falando de um pequeno erro de ortografia.

Será que o enviado a Ribeirão Preto comeu bola? Será que ouviu a entrevista? Ou será que não enxergou relevância na resposta de Ronan, que foi execrado -- em parte com razão -- por negociar dois mandos de jogos -- seria o terceiro -- e atuar longe do torcedor? Será que não havia espaço na página? Será que o jornalista responsável pelo fechamento não viu necessidade? Ou alguma conversa definiu que seria melhor guardar (?!) a matéria para terça-feira? Que feio!

Independente de qualquer justificativa, soa mal quando não se noticia minimamente o que todos estão a comentar. Seria até possível um aprofundamento posterior, ouvindo-se, além do presidente da Gestão Empresarial, o prefeito Aidan Ravin e os representantes da Polícia Militar.

Porém, não colocar no momento certo nem mesmo a posição de quem, coincidentemente, também é o diretor-presidente do DGABC, é demais, ? Não dá pra engolir!

No caso, o Diario deu-se ao luxo de trocar um pão quentinho, recém-saído do forno doméstico, por um pão amanhecido. Dois dias depois então, tem de tudo pra virar pão bolorento.

Por essas e outras, a credibilidade do auto-rotulado "maior jornal regional do País" vai se dissipando. Que falta faz uma concorrência de verdade! Quem sabe o recém-lançado Bom Dia melhore e faça o Diario se coçar pra valer. Por enquanto, é só esperança.

P.S.: ainda voltarei a falar sobre o Brunão, que já recebeu mais de 20 mil pessoas em jogos contra Corinthians e Palmeiras e hoje acomoda, oficialmente, 15 mil e 500 espectadores. Quem sabe uma arena multiuso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário