Seguidores

sábado, 16 de março de 2013

São Bernardo vira. Com o dedo do técnico

De virada, e com o dedo do técnico Wagner Lopes, o São Bernardo derrotou o Mirassol por 4 a 3 agora há pouco em Mirassol, ratificou a bela reação no Paulistão e aumentou a invencibilidade para cinco jogos.

Dos últimos 15 pontos disputados o Tigre ganhou 11. Sob o comando de Wagner Lopes, foram dois empates e três vitórias. Por isso, agora  está mais perto da classificação do que do rebaixamento.

Primeiro tempo foi eletrizante. Repleto de falhas individuais e coletivas, tanto quanto de emoções, oportunidades e gols.

Diante de um 4-4-2 de muita movimentação mas falho na marcação, o São Bernardo surpreendeu ao entrar num 4-3-1-2, esquema sepultado em menos de 15 minutos ao levar dois gols por falhas individuais e de posicionamento.

Com três volantes ( Daniel Pereira, Glaydson e o estreante Didi) e hoje um pseudo-armador, já que desta vez Bady estava muito fixo pela direita do ataque, o Tigre tinha dificuldades em jogadas de aproximação.

Chegou com perigo no primeiro minuto com Fernando Baiano e aos 9 reclamou pênalti após toque de mão de Cayon, mas tomou o gol aos 11. Tiago Luís,   após falha dupla do setor esquerdo, com Gleidson Sousa e Luciano Castan batendo cabeça.

Um minuto depois,  falha dupla, agora do meio-campo Daniel Pereira na marcação  e do setor esquerdo na cobertura. Cayon apareceu às costas de Luciano Castan e fez 2 a 0. Aos 15 o Mirassol voltou a ameaçar com André Luiz.

São Bernardo só melhorou  um pouco ofensivamente, na postura e na articulação quando Bady deixou a direita e veio mais para o meio. Só que os três volantes continuavam plantados, quase em linha,  e distanciados do ataque.

Aos 26 minutos Gil ganhou jogada pela direita, ponto mais vulnerável do Mirassol, além do miolo de zaga, e acertou o poste esquerdo. Um minuto depois, Wagner Lopes acordou e desfez a besteira inicial ao escalar três volantes sem competência na chegada ao ataque e ainda prender os laterais.

Excesso de precaução defensiva quase custou caro, mas é perdoável. Treinador tentou, mas não deu certo porque perdeu a força ofensiva.

O mais importante foi fazer a leitura correta e mexer a tempo. Virtude! Com Ricardinho no lugar de Didi, ainda lento e fora de forma, passou a jogar com três atacantes, dois volantes e um meia. O 4-2-1-3 vencedor de jogos anteriores.

Aos 28 minutos, Gil aproveitou reposição de bola de Wilson Júnior, falha do zagueiro Leonardo e do goleiro Emerson, para fazer com o gol  vazio.

Aos 37, mais uma vez em contragolpe rápido, Bruno Recife apareceu sozinho pela esquerda mas falhou na conclusão. Aos 39, Gleidson Sousa ameaçou de falta e  40 Gil exigiu boa defesa de Emerson.

Empate veio aos 41 minutos com Fernando Baiano após escanteio de Bady e escorada de cabeça de Ricardinho no segundo pau. Dois minutos depois, novamente Gil  finalizou para outra boa defesa de Emerson.

No entanto, aos 46, em boa trama  ofensiva de Cayon e André Luiz, a defesa do Tigre falhou na cobertura pela direita e Camilo apareceu para bater forte, sem chances para Wilson Júnior.

Como era de se esperar, o jogo caiu de ritmo no segundo tempo. Mas o Mirassol começou um pouco melhor e chegou com perigo  aos 3 minutos com Pio e aos 13 com o zagueiro Welton Felipe.

Ainda sem competência na articulação e sem intensidade, o São Bernardo só voltou a mostrar velocidade e presença ofensiva após os 17 minutos, quando Michael entrou no lugar de Bady, hoje com pouca movimentação e  aparentemente cansado. É bom jogador, mas correu pro lado errado.

Empate do Tigre só veio aos 29 minutos, quando o volante Glaydson aproveitou escanteio da esquerda (Michael) e tocou de calcanhar. Belo gol!

A partir daí, o jogo caiu de ritmo. O Mirassol perdeu a força de contragolpe em velocidade e o São Bernardo, embora mais inteiro e melhor postado, cadenciou o jogo em alguns momentos. 

Deu, até,  a impressão de preferir manter a igualdade a correr o risco da ousadia. No entanto, como estava melhor e o Mirassol insistia em falhar na marcação, o Tigre fez por merecer o quarto gol: aos 41 minutos com Ricardinho após outro chutão de Wilson Júnior e  boa jogada com André Luiz, outro estreante.

Apesar das falhas defensivas, resultado é importantíssimo para o São Bernardo, agora muito mais perto dos oito clubes que passam à proxima fase. Bela reação!!!   Rebaixamento é pouco provável pra quem já tem 15 pontos ganhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário