Seguidores

segunda-feira, 25 de março de 2013

Azulão: ou melhora ou cai!


Se quiser mesmo se livrar do rebaixamento à Segundona, o São Caetano precisa acordar. E melhorar com urgência. Deixa transparecer imunidade. Só se esquece de que não é político.

Se mantiver o desempenho ofensivo  medíocre dos últimos jogos, apesar dos 3 a 0 enganosos sobre o Ituano, o dono da pior defesa do Paulistão vair cair. Paradoxal, mas é isso mesmo.

Contra o União Barbarense, ontem à noite Santa Bárbara d'Oeste, o Azulão se livrou por pouco. Foi dominado, acuado por um time limitado e em crise,  mas determinado a correr todos os riscos para fugir da degola.

 Foi 0 a 0 diante do pior ataque do campeonato, mas o time de Ailton Silva levou três bolas na trave e ainda se livrou de pelo menos quatro situações reais de gol. Além de o juizão não ter marcado pênalti de Eli Sabiá em Claudio Brito.

Dá para dizer que o São Caetano se salvou defensivamente porque não tomou o gol, mas o lanterna só não marcou por pura incompetência. E por três boas defesas de Fábio e de algumas intervenções providenciais da zaga. Especialmente Wágner.

Mesmo com espaços, ofensivamente o São Caetano foi decepcionante. Independente de o esquema aplicado ter sido o 4-4-2 ou o falso 4-5-1. Como não teve criatividade nem aproximação eficaz de laterais e armadores, nem contra-ataque o time conseguiu entabular com rapidez e sabedoria.

Seus melhores momentos foram, novamente, com Danielzinho. O atacante não precisou ser brilhante para aparecer nas três  ocasiões de gol mais contundentes, uma delas já nos acréscimos.

Emparedado pela correria caipira ( exceção aos 20 minutos finais do primeiro tempo) e sem capacidade para ser letal no contragolpe, o São Caetano continua seriamente ameaçado de rebaixamento.

Porém,  deve ter  voltado feliz do Interior. Melhor um ponto do que a sacola de pontos ganhos vazia.  Mesmo diante de um lanterna em situação desesperadora.

Segundo matemáticos, especialistas em probabilidades, o Azulão precisa ganhar pelo menos mais 10 pontos, dos 15 que ainda vai disputar, para se livrar.  Para se garantir mesmo, fala-se em 21, mas acho que, pelo andar da carruagem, 20 são suficientes.

Primeiro da zona de rebaixamento (17º),  São Caetano recebe o XV de Piracicaba, Mogi-Mirim e Paulista. Joga fora de casa contra Santos e Penapolense.  Precisa ganhar três e empatar uma. Convenhamos que a tarefa não é fácil.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário