Seguidores

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Holanda, um cachorro grande e inteligente

Caro amigo-leitor, não se iluda! Existem, sim, algumas semelhanças, e não só na camisa laranja, mas a Holanda de hoje não é igual à vice-campeã nas Copas de 74 e 78. Era favorita, principalmente em 74, mas perdeu da Alemanha na final. Em 78, já sem tanto brilhantismo, levou tinta da Argentina.

Aquela Holanda encantadora, apelidada de Laranja Mecânica ou Carrossel Holandês, abusava da técnica, da velocidade, dos deslocamentos sincronizados, da linha de impedimento, da ousadia e da irreverência. Também dava pontapés, mas defensivamente deixava brechas imperdoáveis. Especialmente quando do outro lado está Alemanha ou Argentina. E jogando em casa.

A Holanda 2010 não é espetacular, ma tem mostrado bom futebol e é pragmática. Não é irreverente, mas inteligente. Não sai pro ataque como um bando de loucos, mas ataca na hora certa. Em vez de exagerar na linha de impedimento e deixar verdadeiras avenidas nas beiradas do campo, a Holanda de hoje sabe se proteger e se defender preenchendo os espaços com maestria quando perde a bola.

Parece se fazer de boba, mas dita o ritmo de jogo que lhe interessa. Alterna blitz com toque de bola pacencioso. Sem bola, quase sempre está postada no 4-5-1. Com a bola, sai pro jogo sem medo, liberando meio-campistas de boa técnica e alternando a subida de laterais que viram alas. Quando quer, também sabe contra-atacar com rapidez.

Tem um bom goleiro -- não me lembro o nome -- , um bom meio-campista -- Sneijder -- e um artista perigosíssimo quando chega no ataque, quase sempre traçando uma diagonal da ponta-direita para o meio, de onde conclui com perigo. O nome da fera canhota? Robben!

Por tudo isso a Holanda controlou o jogo diante da Eslováquia e venceu por 2 a 1. Sem traumas, sem sufocos. Por tudo isso, é bom o Brasil botar a barba de molho. Sexta-feira é dia de briga de cachorro grande, como foi Alemanha x Inglaterra e como será Alemanha e Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário