Seguidores

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Mundial de Handebol pulveriza favoritos

O Mundial de Handebol Feminino, em disputa na Dinamarca, tem apresentado como características principais grandes jogos e a pulverização dos favoritos.

Já foram eliminados o último campeão (Brasil) e o vice (Sérvia), além de potências como a própria Dinamarca (anfitriã e um dos berços do handebol),  Rússia, França, Espanha e Alemanha.

Sobraram os semifinalistas de amanhã: Noruega x Romênia e Polônia x Holanda. Definições aconteceram ontem,  com  jogos excepcionais.

No principal e mais dramático deles, diante de 12 mil torcedores fanáticos e profundos conhecedores do esporte, a Dinamarca, tricampeã olímpica,  foi derrotada pela Romênia por 31 a 30, com o gol decisivo nos últimos segundos da prorrogação.

O equilíbrio predominou do começo ao fim. A Dinamarca com mais velocidade, transpiração,  determinação e participação decisiva do torcedor. Como franco-atiradora, uma  Romênia mais  madura, consciente, centrada e  com melhor índice de produtividade.

Ligeiramente superiores, algozes do Brasil fecharam o primeiro tempo com três gols de diferença -- 13 a 10. No segundo, mesmo pecando pelo nervosismo e por erros primários de passes, finalizações e posicionamentos,  a Dinamarca foi guerreira e chegou ao empate -- 27 a 27. Na marra!

Detalhe é que, com o cronômetro zerado -- 60 minutos -- a Romênia ainda teve um tiro de sete metros -- pênalti --  a ser cobrado pela artilheira Neagu, melhor do mundo em 2010.

Só que a goleira Poulsen fez grande defesa, provocou muita festa dentro e fora da quadra e levou o jogo para a prorrogação de 5x5min. Faltando cinco segundos, com 30 a 30, a Romênia foi à frente e fez o gol da vitória com o cronômetro zerado. Haja coração! Haja decepção!

Cristina Neagu, com  extravagantes 15 gols,  foi eleita a melhor do jogo. Assim como  contra o Brasil, a goleira Ungureanu voltou a brilhar.

No outro jogo de encerramento da rodada, a última favorita -- ainda --  Noruega reuniu méritos mas encontrou enormes dificuldades para superar Montenegro por apenas um gol -- 26 a 25.

Pouco antes, a Polônia exterminou a fortíssima Rússia, até então 100% no campeonato. Em jogo de intensa aplicação defensiva, parelho do começo ao fim,  a surpresa ganhou de um gol -- 21 a 20 -- após primeiro tempo de 11 a 9.

Além da defesa agressiva e do jogo coletivo, destaque  foi a goleira polonesa, Gawlik, que entrou na metade do segundo tempo e fez pelo menos três defesas incríveis.

Adversário da Polônia, amanhã, vai ser a Holanda,  que atropelou a favorita França por 28 a 25, após 15 a 12 na primeira etapa. Goleira Wester, da Holanda, também foi brilhante e ganhou o prêmio como melhor em quadra.

Finalíssima será domingo. Façam suas apostas! Sem se esquecer da zebra. Só uma favorita ainda sobrevive: a Noruega. Chegará à decisão?

SporTV e ESPN mostram Holanda x Polônia às 15h e Noruega x Romênia às 15h45min desta sexta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário