Seguidores

sábado, 1 de setembro de 2012

Azulão não brilha mas volta a vencer

Após jejum de três jogos, o São Caetano voltou a vencer no Campeonato Brasileiro da Série B.

Vitória de 1 a 0 sobre o Avaí, agora há pouco no Anacleto Campanella, deixa o Azulão a apenas um ponto do G-4 do acesso.

Com 37 pontos ganhos e aproveitamento de 58,7%, o São Caetano está em quinto lugar, atrás do Vitória (48 pontos e 76,2% de produtividade), Criciúma (45 e 71,4%), Goiás (39 e 61,9%) e Joinville (38 e 60,3%).

Na estreia do disciplinador Emerson Leão, substituto do amigo Sérgio Guedes, a equipe não foi brilhante. Mas não faltou determinação num encontro franco, equilibrado e agradável.

Não se pode dizer que o São Caetano jogou mal. Fez o suficiente para vencer. Teve méritos porque foi melhor na primeira etapa, quando correu e marcou bastante.

Empate não seria injusto, já que o Avaí, sétimo colocado e concorrente direto a uma das quatro vagas, jamais abriu mão de atacar e teve oportunidades para igualar.

Mesmo sem sentido de penetração diante de um sistema defensivo bem postado, o Avaí tentou arremates de fora da área e chegou com perigo em três oportunidades.

Já o Azulão, com igual disposição ofensiva e intensa movimentação de meias e atacantes, fez 1 a 0 aos 16 minutos -- Vandinho, após bela jogada de Éder pela esquerda -- e ainda teve outras quatro chances de ampliar.

Sem a mesma intensidade ofensiva, sem apoio consistente dos laterais e com menos movimentação de Marcelo Costa e dos atacantes, o São Caetano chegou a passar apertado no segundo tempo.

Preocupado com as chegadas constantes do time catarinense, especialmente com levantamentos das beiradas do campo em busca de Ricardo Jesus, Leão trocou o 4-4-2 pelo 4-3-1-2 logo aos 15 minutos, ao colocar o volante Marcone no lugar do armador de aproximação Marcelo Costa.

Em busca da igualdade, mas sem dar tantos espaços para os contragolpes, o Avaí esteve perto do gol aos 13, aos 23, ao 34 e aos 44 minutos, quando Luiz fez boa defesa em falta cobrada por Pirão.

Sem criatividade e já sem força para ameaçar porque também caiu fisicamente, o São Caetano viu o adversário crescer e teve de se defender com extrema dedicação nos últimos 20 minutos.

Tudo porque Wagner teve um choque de cabeça e ficou por bom tempo apenas fazendo número, pois Leão já fizera as três substituições. Apenas no final o zagueiro saiu, direto para a ambulância.

São Caetano volta a campo terça-feira em Bragança Paulista. Bragantino é um dos quatro ocupantes da zona de rebaixamento. Os outros são Guaratinguetá, Ipatinga e Barueri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário