Seguidores

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Leão mandou bem no Arena SporTV

Participação de Emerson Leão no programa Arena SporTV, ontem à tarde, foi bem interessante. O mandão mandou bem. Entre outros assuntos, o técnico do São Caetano falou do seu time, do Palmeiras e da Seleção Brasileira, além de Neymar e Lucas.

1)Sobre o São Caetano:

-- exige determinação, doação, do começo ao fim, no campo inteiro. São Caetano tem sido assim desde que Leão assumiu.

-- não abre mão de defender com inteligência e atacar com confiança, constância e intensa movimentação. Azulão anda pecando individualmente no sistema defensivo e o ofensivo já subiu de produção. Meias e atacantes não têm cadeira cativa. Sem rendimento, dá lugar a quem vem do banco.

-- gostaria de mais um volantão ("grande") e um velocista no ataque. Como não vai ter, já optou por Marcone como volante e deslocou o franzino Augusto Recife para a lateral-direita, ganhando em consistência defensiva. Além disso, Marcone também é opção ofensiva porque tem bom arremate de fora.

-- pegou um time com bom desempenho técnico e numérico, mas que começava a dar sinais de relaxamento com Sérgio Guedes. O choque de 220 volts se encaminha para dar certo. Não falta respeito às ordens do treinador linha dura.

-- era preciso tomar cuidados extracampo com alguns jogadores. Parece que o recado já foi assimilado. Disciplinador, Leão não admite falta de comprometimento e antiprofissionalismo. Embora ainda passe ar de mandonismo e arrogância, distante do verdadeiro líder, o cara está corretíssimo.

-- é contra preleção antes do jogo; fala o que tem de falar durante os treinamentos. Pouco se manifesta no vestiário de pré-jogo. Verdade! Muita conversa, antes do jogo, enche o saco. Jogador não suporta e depois de 10 minutos não quer ouvir mais nada. Parece estar pensando na morte da bezerra e não em táticas.

-- garante gostar, sim, de craques no time, mas dá força extra e moral aos coadjuvantes. De novo, concordo com Leão. Sem carregador de piano o brilho do craque pode ser estéril. Por isso seu sistema defensivo tem Marcone, Moradei, Augusto Recife e becões que não aliviam. Se aliviar, perde a posição. Se lateral achar que é ponta por 90 minutos, dança.

2) Sobre a Seleção Brasileira:

-- se convidado, não aceitaria voltar como treinador; talvez em outra função. -- repetiu que deixou a Seleção decepcionado com a conduta dos dirigentes da CBF ( o ex-presidente Ricardo Teixeira), principalmente pela forma com que foi demitido.

-- não critica Mano Menezes diretamente, mas elogia Dorival Júnior e acha que Felipão merece nova chance. Mais por ter sido campeão em 2002. Discordo redondamente, mas a torcida de Goiânia concorda com Leão, mesmo que a sugestão não seja para o momento.

-- Leão convocaria três goleiros, sendo dois experientes e um jovem. Fábio, do Cruzeiro, é o seu preferido. "Só não pode engordar". -- nunca trabalhou nem brigou com o finado Telê Santana, mas não engole ter ficado de fora da bela Seleção de 82. Valdir Perez foi o titular de um timaço. Cerezzo, Falcão, Zico, Éder, Sócrates, Júnior...

-- ainda sobre as feras de 82, deu a entender que não havia time, conjunto. Para Leão, excesso de craques individualistas, sem jogo coletivo. Tá de brincadeira! Dor de cotovelo porque não foi. Deve ter torcido contra ou não viu a Copa.

3) Sobre o Palmeiras, São Paulo, Neymar e Lucas:

-- não foi convidado oficialmente para substituir Felipão. Se fosse, não aceitaria. Primeiro porque tem um compromisso com o São Caetano, a quem já deixou na mão para dirigir o Corinthians. Segundo, porque não concorda com contrato sugerido de três meses. Se fosse, exigiria contrato mais longo e carta-branca para contratar e dispensar jogadores.

-- está na Justiça, processando o São Paulo para receber o que lhe é devido "por lei". Foi demitido e quer receber a metade do que teria direito de acordo com o contrato.

-- Neymar e Lucas deveriam continuar no Brasil para disputar a Copa do Mundo para não ter de se readaptar com um técnico brasileiro depois de se acostumarem com o futebol europeu.

Resumindo: Leão quase sempre usa as palavras certas e  mandou bem na arena. Assim como, até agora, tem mandado bem no Azulão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário